26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

6 dicas para se proteger durante a folia nos blocos

ES terá esquema de segurança reforçado durante o Carnaval. A ES Brasil traz algumas dicas para ajudar os foliões a evitarem contratempos nos dias festivos

Por Kebim Tamanini

No próximo final de semana, vários pontos do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, terão diversos blocos animando os foliões no período mais festivo para os brasileiros. O Carnaval é sinônimo de aglomeração e também de vulnerabilidade no que tange à segurança. Por este motivo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou o esquema que protegerá o público. 

- Continua após a publicidade -

O plano compreende o período de 09 a 13 de fevereiro e reunirá um efetivo total de 11.660 agentes das forças de segurança, o que significa 2.330 agentes das forças estaduais trabalhando diariamente por um Carnaval seguro e pacífico. “As forças de Segurança do Estado vão atuar em conjunto com as Guardas Municipais, serviços de guarda-vidas e outras instituições, para que este seja um Carnaval seguro para capixabas e turistas”, ressaltou o secretário interinamente da Sesp, coronel Márcio Celante.

A Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) mobilizará 9.700 policiais para patrulhas a pé e em viaturas. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) fiscalizará o meio ambiente em todo o Estado, enquanto o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) reforçará a fiscalização de trânsito na Grande Vitória e rodovias com radares, etilômetros e drones.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) terá 1.030 policiais reforçando plantões em Delegacias na Grande Vitória e interior, com destaque para Conceição da Barra, Praia Grande (Fundão) e Piúma, além de reforços nas Delegacias Regionais e na Central de Teleflagrante.

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) disponibilizará 930 bombeiros para resgate, fiscalização de eventos e operações em balneários e unidades de conservação. Já o Cerco Inteligente contará com 1.065 câmeras para monitorar crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança em estradas e vias estaduais.

Instituto afirma que foliões também podem evitar dores de cabeça nos dias festivos; veja quais
Bloco do Regional da Nair no Carnaval de Vitória. Foto: Reprodução

Foliões também podem se proteger

Além da segurança provida pelas corporações policiais, os foliões também podem adotar procedimentos que ajudarão a evitar contratempos durante o Carnaval. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) destacou algumas situações que podem prevenir inconvenientes. Confira a seguir!

Delete ou proteja os apps de bancos

O ideal é ir pra rua sem celular. Ou, no caso de quem pode, ter um aparelho pra ficar em casa e outro mais simples e sem aplicativos bancários para curtir os bloquinhos. Mas se nenhuma dessas opções for possível, o ideal é excluir todos os apps de instituições financeiras, bancos, cartões de crédito e plataformas de pagamento antes de pôr o pé na rua.

Cadastre-se no Celular Seguro

O Governo Federal lançou o Celular Seguro, app que bloqueia funções do celular em caso de roubo, mantendo comunicação direta com redes sociais, bancos e financeiras. Apesar da importância, o cadastro no gov.br pode ser complicado, exigindo contatos de confiança para o bloqueio, o que gera preocupações com vazamento de dados. A alternativa é o uso da “Pasta Segura” em dispositivos Apple e Samsung, ou apps similares em outros aparelhos, para ocultar e proteger aplicativos e arquivos com uma camada extra de senha.

Use uma doleira

A doleira, similar a uma pochete fina, permite esconder celular, cartão, documentos e dinheiro sob a roupa, dificultando furtos em multidões. Barata e efetiva, proporciona segurança fácil.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

Após o celular, o cartão de crédito é alvo de criminosos, especialmente no golpe das maquininhas. Cautela é essencial. Evite levá-lo, opte por dinheiro; se imprescindível, desative o pagamento por aproximação, guarde-o na doleira, solicite comprovantes e use apenas em locais seguros.

Prefira deixar o carro em casa

Devido aos blocos e festas, usar o carro pode ser incômodo. Ruas bloqueadas e estacionamento difícil são desafios. Para um carnaval seguro, é melhor deixar o carro em casa. Se não for possível, considere instalar rastreamento veicular para garantir a segurança do seu veículo onde estacionar.

Redobre a atenção em lugares cheios

Ao curtir a folia em locais fechados, identifique as saídas de emergência ao chegar para conhecer as rotas de fuga. Evite aglomerações e espaços isolados ou escuros sempre que possível.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA