25.5 C
Vitória
quarta-feira, 4 DE dezembro DE 2024

ES Brasil Debate: os desafios e soluções da mobilidade urbana na Grande Vitória

A crescente demanda por um transporte público de qualidade tornam urgente a necessidade de repensar as soluções de mobilidade urbana

A mobilidade urbana se apresenta como um dos maiores desafios para os moradores da Grande Vitória e de outras cidades do Espírito Santo. O crescimento desordenado das áreas urbanas, o aumento da frota de veículos particulares e a crescente demanda por um transporte público de qualidade tornam urgente a necessidade de repensar as soluções para a locomoção da população.

Fatores como a escassez de bicicletas disponíveis, o custo elevado para o uso de patinetes e a superlotação dos ônibus nos horários de pico têm contribuído para o aumento do número de carros nas ruas da região. A falta de alternativas eficientes e acessíveis tem gerado congestionamentos e impactado a qualidade de vida dos cidadãos.

Com o objetivo de discutir os desafios e as possíveis soluções para a mobilidade no Espírito Santo, a revista ES Brasil promoveu em setembro um debate com importantes especialistas na área. Estiveram presentes Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura; Tarcisio Bahia, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFES; e Pablo Jabor, diretor setorial de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves.

Entre os dados abordados, destaca-se a queda de 15% no número de passagens emitidas pelo Transcol em 2019. Esse dado levantou a questão sobre os principais fatores que levam à baixa adesão ao transporte público na Grande Vitória: seria um problema de qualidade, infraestrutura ou custo? A pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes aponta que a falta de conforto e flexibilidade no serviço são motivos-chave para que muitos cidadãos optem por adquirir um carro particular, abandonando o transporte coletivo.

- Publicidade -

Outro ponto crucial discutido no evento foi a necessidade de incentivar o uso de meios de transporte alternativos, como bicicletas e patinetes. No entanto, a oferta limitada de bicicletas e o custo elevado dos patinetes são desafios que precisam ser superados. Confira abaixo o quadro.

LEIA MAIS
Polícia Federal já realizou mais de 90 operações contra o crime no Espírito Santo em 2024 Polícia Federal já realizou mais de 90 operações contra o crime no Espírito Santo em 2024 - ES Brasil conversou com o superintendente da Polícia Federal sobre combate ao crime organizado, conquistas e desafios da instituição 
Novembro azul: urologista alerta para os riscos do câncer na próstata Novembro azul: urologista alerta para os riscos do câncer na próstata - Mais de 18 mil homens morrem com a doença no país. Especialista alerta para os riscos e reforça que a prevenção pode evitar o óbito

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA