18.3 C
Vitória
terça-feira, 23 DE julho DE 2024

ES assina estudo com a USP para receber cruzeiros em 2024

Governo do Estado solicitou a USP estudo de viabilidade para receber cruzeiros turísticos já no próximo ano; Porto de Vitória foi descartado

Por Robson Maia

Na manhã desta segunda-feira (13) o governador Renato Casagrande (PSB) participou da assinatura do contrato com a Universidade de São Paulo (USP) para o estudo de viabilidade para navios de cruzeiro marítimo no Espírito Santo já a partir do próximo ano. A cerimônia aconteceu na sede da administração estadual, no Palácio Anchieta, em Vitória.

- Continua após a publicidade -

De imediato, o Porto de Vitória foi descartado para ser o ponto de parada dos navios. Desta forma, a parada dos turistas deve acontecer no mar, sendo posteriormente levados por embarcações menores aos pontos estratégicos da capital capixaba.

O Centro de Simulação de Manobras, da Escola Politécnica da USP, será responsável pelo desenvolvimento do projeto, com previsão de conclusão em até dois meses. Um dos entraves para que os navios realizem paradas em portos, de acordo com Eduardo Tanure, professor da universidade paulista, está nos tamanhos das embarcações atuais. A realização de manobras na região da Terceira Ponte, por exemplo, seria inviável.

O retorno dos navios de cruzeiro ao Estado faz parte do planejamento traçado pelo Executivo estadual para o fomento do turismo e conta com o apoio da Fecomércio-ES. A entidade, inclusive, lidera ações para que o Hotel do Senac, na Ilha do Boi, seja um ponto futuro para o desembarque de turistas no Espírito Santo.

Apostando parte das fichas no turismo para driblar os impactos gerados pela Reforma Tributária, o Governo do Espírito Santo tem promovido a reformulação da pasta para tentar alavancar o setor. Na última semana, Casagrande anunciou a troca no comando da Secretaria de Turismo, com Philipe Lemos sendo o novo secretário de Estado a partir de dezembro. Ele assume a vaga de Weverson Meireles, que deverá seguir para a Prefeitura da Serra.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA