25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Livro conta a história do ES por meio de mapas

Com 50 mapas produzidos no período colonial, livro oferece um panorama da representação do Espírito Santo pelos europeus

Por Mariah Friedrich Dadalto

O historiador Fabio Paiva Reis produziu com apoio da Secretaria de Cultura (Semc), por meio da Lei municipal Rubem Braga, o livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, que apresenta os 50 mapas mais antigos do Estado com reproduções coloridas em alta qualidade, acompanhados de uma análise profunda dessas obras e sua importância histórica. O livro será lançado na próxima sexta-feira (17), às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A entrada é livre. 

- Continua após a publicidade -
Livro conta a história do ES por meio de mapas
Obra apresenta 50 mapas antigos do Espírito Santo com reproduções coloridas em alta qualidade.

A obra de Fabio, que é historiador, com licenciatura pela Ufes, mestre em História Social pela PUCSP e doutor em História pela universidade Minho, em Portugal, resulta de uma atualização da tese de doutorado do autor, que revisou o trabalho para apresentar de forma mais instigante para o público geral. 

“Há muito interesse em saber mais sobre o período colonial do Espírito Santo. Infelizmente, esse provavelmente também é o período da nossa história menos estudado pelos pesquisadores. Assim, quando comecei a encontrar os mapas que se tornaram a base para a minha pesquisa, tive a certeza de que esse era um trabalho necessário”, afirma o autor.

Segundo Fábio, os mapas que compõem o livro consistem em pinturas produzidas por cartógrafos especializados em transformar relatos escritos dos viajantes e funcionários das coroas europeias em uma visão clara do Espírito Santo, que ainda estava em construção.

“Como os reis e rainhas europeus, além de suas cortes, não vinham para a América, os mapas eram a maneira que eles tinham de visualizar as suas colônias à distância. Por isso, folhear este livro é ter a mesma visão do Espírito Santo colonial que os europeus tinham naquela época. É ver como eles nos viam tantos séculos atrás. Enfim, é uma verdadeira viagem no tempo”, complementa o historiador.

Serviço

Lançamento do livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, de autoria de Fabio Paiva Reis.

Sexta-feira (17) às 18h30
Auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras em Vitória
Entrada franca
Classificação Indicativa Livre

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -