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quinta-feira, 13 agosto, 2020

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

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Pesquisa revela ainda que 59,7% devem gastar de R$ 50 a R$ 200 nos presentes; 32,6% podem desistir da compra se os prazos de entrega forem ruins

O Dia dos Pais, que será comemorado no dia 09 de agosto, é uma das datas mais rentáveis para o comércio. Porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, as compras deste ano serão on-line, de acordo uma pesquisa feita pela Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados, em parceria com o Opinion Box.

A pesquisa aponta que 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não. Uma curiosidade é que, dentre os respondentes das classes A e B 66,5% pretendem celebrar a cada, contra 55,8% dos respondentes das classes C, D e E.

Entre as pessoas que responderam à pesquisa, 35,9% moram com os pais, e 64,1% não. Devido ao coronavírus, e em alguns casos pela dificuldade de acesso, 23,7% devem fazer uma chamada de vídeo na data; 20,7% estão dispostos a visitar os pais – número mais elevado que no Dia das Mães, quando apenas 13,4% pretendiam vê-las pessoalmente -; e entre aqueles que não pretendem celebrar a data, 8,8% ainda não querem arriscar um encontro com a família, mesmo com a flexibilização do isolamento.

Quando o assunto é intenção de compra, as expectativas para essa importante data comercial são as melhores possíveis, especialmente para os e-commerces. 47,8% dos consumidores engajados com a data disseram que vão adquirir presentes por meio de canais digitais – sendo 30,1% em e-commerces; 17,7% nas mídias sociais. Porém, 32,6% afirmaram que podem desistir da compra se os prazos de entrega forem ruins. A falta de ofertas, tanto em relação ao frete quanto aos produtos, também está entre os motivos de desengajamento.

Para termos uma ideia de como houve um aumento da relevância desses quesitos – boas taxa e prazos de entrega – na hora da compra de Dia dos Pais, analisemos o comparativo abaixo que mostra que em 2019, 6,8% se atentaram a taxas e 4,3% prazos de entrega, enquanto neste ano, 24% levarão em conta o valor do frete e 18,5% o tempo de entrega.

As facilidades e mais opções de pagamento, e as boas políticas de troca também são decisivos para que as pessoas efetuem suas compras. Mas, o preço continua sendo o fator mais importante para o consumidor, ainda mais neste ano no qual 40,9% do público vai considerar o valor dos produtos, contra 14,7% no ano passado. Neste ano, o valor investido por 59,7% dos consumidores de ficar entre R$ 50 e R$ 200.

Além disso, 48,2% dos potenciais compradores busca por ofertas nos próprios sites das lojas, enquanto 39,6% via sites de busca (como Google e Bing), e 29,8% por meio de comparadores de preços, e 27,8% dos casos pelas redes sociais. Vale destacarmos também os aplicativos como canal de pesquisa em ascensão. No guia de consumo pós-pandemia eles já sinalizavam ser fonte de busca de ofertas para 38,7% dos consumidores. Agora, no Dia dos Pais, os apps devem representar 34,6%.

Entre os itens que devem estar entre os mais procurados pelos consumidores estão, moda e acessórios (46,9%), e eletrônicos e informática (28,6%).

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