23.8 C
Vitória
domingo, 27 setembro, 2020

Dia do Homem: incentivo ao cuidado com o corpo e a mente

Leia Também

Volta às aulas: Fim das restrições às aulas presenciais

O anúncio foi feito pelo Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, durante uma videoconferência na tarde dessa sexta feira (25)

Ocupação de UTIs tem risco baixo em 17 estados e intermediário no Espírito Santo

Aumentou de 15 para 17 o número de estados em que a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva para covid-19 é considerada de alerta baixo (menor que 60%) no boletim Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado hoje (25).

Jovens surdos e intérpretes buscam ar da inclusão

No Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, dois jovens surdos e uma intérprete de Libras contam suas experiências de acessibilidade e histórias de vida.

Assunto tem ganhado visibilidade e está diretamente ligado aos indicadores de saúde

Celebrado nesta quarta-feira (15), o Dia do Homem tem por objetivo alertar para os cuidados da saúde masculina. No Brasil, os homens morrem mais do que as mulheres e vivem, em média, 7 anos a menos que elas.

Cerca de 70% das pessoas do sexo masculino vão às consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem. Além disso, mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina ou então eles só vão aos consultórios com doenças em estágio avançado, quando já existe a necessidade de intervenções cirúrgicas.

“As mulheres costumam ser muito mais cuidadosas que os homens quando o assunto é saúde. Por exemplo, elas vão pelo menos uma vez por ano ao ginecologista fazer exames de rotina, enquanto eles só procuram o urologista quando não dá mais para evitar”, conta o urologista Gabriel Moulin.

Existem algumas patologias que estão mais relacionadas aos homens, seja por seus hábitos de vida ou por uma questão de anatomia. “Uma doença que devemos destacar é o câncer de próstata, um dos tipos que mais mata e que possui uma incidência muito maior após os 50 anos de idade”, afirma o especialista.

Os homens têm se preocupado cada vez mais com a estética. Foto: IStock

Segundo ele, o câncer de testículo, o câncer de pênis e a disfunção erétil também são doenças exclusivamente masculinas que podem ser evitadas ou ao menos controladas, se forem diagnosticadas precocemente.

Sobre a frequência ideal para frequentar o médico, o urologista afirma que o ideal é realizar um check-up por ano para descobrir se está tudo bem. “A partir dos 50 anos, todo homem deve realizar o exame de próstata e, para aqueles que já têm caso de câncer na família ou são negros, esse exame deve ser feito a partir dos 45 anos”, diz.

Vaidade em alta

Há tempos, a vaidade deixou de ser exclusividade feminina e a cada ano vem ganhando mais espaço na agenda do homem moderno. O cirurgião plástico Humberto Pinto explica que o percentual de homens que buscam cirurgias reparadoras tem aumentado gradativamente. “Antes eles não passavam de 10% dos pacientes, hoje já representam 30% das pessoas que buscam por tratamentos estéticos”, avalia o médico.

Os procedimentos mais buscados por ele são: lipoaspiração, rinoplastia, pálpebras e rejuvenescimento facial. Mas apesar desse crescimento, o cirurgião plástico observa que os homens ainda ficam bastante apreensivos na hora de decidir fazer um procedimento estético. “Muitos ainda olham com certo preconceito para a possibilidade de minimizar a ação do tempo”, relata ele.

Homem moderno

Historicamente, o papel do homem sempre foi o de forte e provedor, e qualquer sentimento de fraqueza ou necessidade de cuidado o tornava alvo de indignação na sociedade, segundo o psicanalista e hipnoterapeuta Inácio Ferreira.

“Tudo era tabu. Atitudes do comportamento masculino, das mais simples às mais complexas, eram abafadas a todo custo para manter a imagem do homem inabalável. Com o passar dos anos e com o crescimento justo e verdadeiro do universo feminino essa relação do homem forte foi confrontada pela força que a mulher passou a ter”, afirma Ferreira.

Relaxar também é muito importante para os homens. – Foto: Divulgação

De acordo com o psicanalista, os homens enfrentam dificuldade em expressar suas fragilidades, porém ainda guarda consigo as características de que se abrir ao universo novo é sinal de fraqueza. “O homem moderno é capaz de compreender que pode demonstrar emoções, que homem também chora, que pode ser um pai amoroso e um marido presente, sem com isso perder a sua masculinidade. Sua força está justamente na capacidade de carregar em si toda a energia que lhe é peculiar, se adaptando ao novo e preservando seu homem interior”, pondera Inácio.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Volta às aulas: Fim das restrições às aulas presenciais

O anúncio foi feito pelo Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, durante uma videoconferência na tarde dessa sexta feira (25)

Ocupação de UTIs tem risco baixo em 17 estados e intermediário no Espírito Santo

Aumentou de 15 para 17 o número de estados em que a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva para covid-19 é considerada de alerta baixo (menor que 60%) no boletim Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado hoje (25).

Jovens surdos e intérpretes buscam ar da inclusão

No Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, dois jovens surdos e uma intérprete de Libras contam suas experiências de acessibilidade e histórias de vida.

O Hospital Materno Infantil será entregue

Está tudo pronto! A solenidade de entrega do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso será as 9h30 do sábado (26). A entrega das obras é um marco para o município da Serra.

Governo de SP irá subsidiar 161 mil computadores a professores

Doria anunciou também o repasse de R$ 352 milhões a 166 mil servidores da rede pública de ensino, entre professores, diretores e agentes da educação

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País

A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Agências da Caixa não abrem neste sábado

Diferentemente das últimas três semanas, as agências da Caixa Econômica Federal não abrirão neste sábado (26) para saques do auxílio emergencial e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Continua após publicidade