23.3 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

De Onde Surgem os Sonhos abre para visitação em Vitória

Com trabalhos de artistas indígenas e outras obras da coleção de Andrea e José Olympio Pereira, exposição abre nesta segunda (16)

Por Mariah Friedrich

A exposição intitulada “De onde surgem os sonhos”, que apresenta a obra do artista plástico Jaider Esbell (1979-2021), indígena da etnia Makuxi, será aberta oficialmente nesta segunda-feira (16), às 19h, no Palácio Anchieta, localizado no Centro de Vitória. 

- Continua após a publicidade -

Com curadoria de Vanda Klabin, a mostra exibirá 72 obras de 50 artistas brasileiros, tanto renomados quanto emergentes. A exposição é uma seleção da coleção de Andrea e José Olympio Pereira, considerada uma das maiores do mundo.

Os visitantes poderão apreciar a exposição de 17 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024. O horário de visitação é de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (com início da última sessão às 17h), e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (com início da última sessão às 15h). A entrada é gratuita. 

O título “De onde surgem os sonhos” faz referência à obra homônima de Jaider Esbell, um dos artistas Macuxi mais destacados de Roraima, falecido em novembro de 2021. A peça, criada com canetas marcadoras e caracterizada por uma sobreposição de elementos visuais que propõem uma jornada onírica multicolorida, foi adquirida em 2021 pelo casal de colecionadores Andrea e José Olympio Pereira. Além de artista plástico, Jaider Esbell era também escritor, arte-educador, geógrafo, curador e ativista dos direitos indígenas.

A exposição inclui diversas aquisições recentes, representativas de artistas contemporâneos de várias regiões do Brasil, muitos dos quais exploram diferentes linguagens e mídias. Além disso, suas obras apresentam uma conexão singular com a arte indígena, as tradições dos povos ancestrais, a cultura afrodescendente e a arte popular.

Destaque na mostra é o Coletivo Mahku, composto por artistas e pesquisadores indígenas da etnia Huni Kuin, também conhecidos como Kaxinawá, originários da Aldeia Chico Curumim, no Alto do Rio Jordão, no Acre. Duas obras de Acelino Sales Tuin, “Txain Punke Ruaken” (2021) e “Nahene Wakame” (2022), representam a presença marcante do coletivo na exposição.

A coleção de Andrea e José Olympio Pereira, reconhecida internacionalmente, abrange a produção artística brasileira desde os anos 1940 até os dias atuais, reunindo aproximadamente 2.500 obras. Em 2018, eles transformaram o Galpão da Lapa, um antigo armazém de café do século XIX, em um espaço expositivo. A cada dois anos, um curador diferente é convidado para criar novas exposições a partir das obras de sua coleção.

Serviço

Exposição “De onde surgem os sonhos”
Abertura: Segunda-feira (16), às 19h
Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, Centro de Vitória
Visitação: de 17 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h (início da última sessão às 17h); sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (início da última sessão às 15h).
Agendamento de grupos escolares pelos telefones (27) 3636-1031 e (27) 3636-1032.
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -