25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Passos de Anchieta espera atrair mais de 3,5 mil peregrinos neste mês

Caminhada entre os dias 30 de maio (quinta-feira) e 2 de junho (domingo), resgata rota de 100 km percorrida pelo jesuíta entre Vitória e Anchieta

Por Mariah Friedrich

Peregrinos e visitantes de todas as regiões do Brasil desembarcam em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo, para refazer o percurso histórico dos Passos de Anchieta, que recria a rota do Apóstolo e Padroeiro do Brasil, partindo da Catedral de Vitória no dia 30 de maio (quinta-feira), até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, no dia 2 de junho (domingo). As inscrições custam R$ 250,00, no site oficial da caminhada.

- Continua após a publicidade -

A organização espera receber em média 3,5 mil participantes na peregrinação, que abrange 100 quilômetros de extensão e é realizada em quatro dias, divididos em aproximadamente 25 km no primeiro dia, entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha; 28 km no segundo dia, entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari; 24 km ainda em Guarapari, entre Setiba e Meaípe e 23 km finais de Meaípe a Anchieta.

Passos de Anchieta espera atrair mais de 3,5 mil peregrinos neste mês
Peregrinos saem de Vitória com destino ao Santuário Nacional – Foto por: Marcus Paulo Silva Calasan/ Divulgação

A caminhada integra a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta, que comemora os 10 anos da canonização e 490 anos do nascimento do jesuíta espanhol entre os dias 29 de maio (quarta-feira) e 9 de junho (domingo). Saiba mais detalhes sobre a programação da festividade na notícia completa do ES Brasil.

O roteiro resgata a trilha percorrida quinzenalmente por José de Anchieta, denominada “caminho das 14 léguas”,  com os guerreiros Temiminós que o acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô da Vila da Nossa Senhora de Vitória, transformado em sede do governo estadual, o Palácio Anchieta, na capital capixaba. 

Seguindo pelo litoral, os aventureiros têm a oportunidade de explorar atrativos como sítios históricos e paisagens naturais da região, além de viver momentos de introspecção que são a essência dos caminhos místicos, proporcionando reflexões e epifanias ao longo da jornada. 

O roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Os participantes serão acolhidos ao final do trajeto pelo Reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta (ES), Padre Álvaro Augusto Negromonte Pereira, que destacou que pessoas de diversas idades, incluindo idosos aproveitam a oportunidade de viver a experiência da caminhada. 

“A peregrinação contribui para a superação dos limites físicos e até mesmo da visão atual de si mesmo, do outro e do mundo, possibilitando um maior conhecimento, capaz de fortalecer ainda mais o desejo ser uma pessoa verdadeira, solidária e consciente das suas potencialidades e limites”, observa o jesuíta.

Na ocasião (domingo, 2 de junho), serão celebradas missas às 8h, 10h30, 13h30 e 19h, além da exibição do Projeto Viva Anchieta e apresentações culturais no adro do Santuário, às 12h. 

“No campo do desenvolvimento espiritual, é oferecida a oportunidade de abertura ao Transcendente e experienciar os frutos de um caminho feito com outros, numa abertura sempre maior para o amor. O peregrino se busca e é acompanhado por seus sonhos, medos e desejos a cada passo dado, em um crescente exercício espiritual, no qual se deixa ser conduzido por Deus em todas as dimensões da sua vida”, compartilha o reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta (ES), Padre Álvaro Augusto Negromonte Pereira.

Conheça mais sobre a história da caminhada “Os Passos de Anchieta” no curta-metragem documental a seguir:

Serviço

Passos de Anchieta
30 de maio (quinta-feira), a 2 de junho (domingo)
Partida: Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Vitória – Praça Dom Luís Scortegagna, s/n, Centro de Vitória
Chegada: Santuário Nacional de São José de Anchieta – Praça do Santuário, Centro, Av. Anchieta, 81, Centro, Anchieta
R$ 250,00, no site oficial da caminhada

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -