24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

INMA integra Semana Nacional de Museus com programação gratuita

Parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão participa da Semana Nacional de Museus com atividades nesta terça-feira (14) e no sábado (18) 

Por Mariah Friedrich

O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), localizado em Santa Teresa, participa da 22ª Semana Nacional de Museus com uma uma programação gratuita nesta terça-feira (14) e no sábado (18). As incluem exibição de imagens históricas inéditas da cidade, exploração botânica, oficinas, bate-papo e lançamento de livro.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa da 22ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Sob o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a programação proposta pelo INMA tem como objetivo trazer a reflexão sobre a importância do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML) para a pesquisa, educação e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Nesta terça-feira (14), a partir de 15h, os visitantes terão a oportunidade de ver imagens históricas da cidade e participar do processo de identificação de antigos moradores durante a exibição do filme inédito recém descoberto no Arquivo Augusto Ruschi (INMA), um registro visual gravado em Super-8 no início dos anos 1970. A atividade será coordenada pela historiadora Alyne Gonçalves, às 15h, no auditório.

No sábado (18), Dia Internacional de Museus e Dia Mundial do Fascínio pelas Plantas, o INMA mergulhará na riqueza da botânica, uma das suas áreas de atuação, com uma série de atividades ao ar livre. O público será conduzido por pesquisadores em um passeio pelo parque do museu para identificar diferentes espécies da flora local e apreciar a beleza das epífitas que habitam os troncos das grandes árvores.

INMA integra Semana Nacional de Museus com programação gratuita
Visitantes poderão aprender sobre plantas em passeio com guias do museu – Foto> Divulgação/Inma

Além disso, o evento oferecerá oficinas práticas, incluindo a arte do macramê para confeccionar suportes para vasos de plantas e a criação de mandalas utilizando flores e folhas envernizadas com cola.

No mesmo dia, acontece o lançamento do livro “Tem um Peixe no Céu – Contos de Santa Teresa – ES”, da escritora teresense Leni Cruz Mota, às 18h, acompanhado pela abertura da exposição de aquarelas “Tem um Peixe no Céu”, de autoria de Sandra Coelho do Valle, aberta à visitação até o dia 30 de junho.

Tanto o livro como a exposição foram produzidos pela Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (ALEAST) em parceria com o INMA.

Confira a programação a seguir:

Terça (14)
15h às 17h: “Abrindo o Baú de Memórias do Ruschi” – exibição de filme inédito do Arquivo Augusto Ruschi (INMA), da década 1970, para que o público ajude a identificar antigos moradores de Santa Teresa

Sexta (18)
9h às 16h: “Fascínio pelas Plantas” – atividades relacionadas à botânica
18h: Lançamento do livro “Tem um peixe no céu – contos de Santa Teresa – ES”
Abertura da exposição “Tem um peixe no céu”

Serviço

22ª Semana Nacional de Museus – Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
Terça-feira (14) e sábado (18)
Av. José Ruschi, 4, Centro, Santa Teresa
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -