19.1 C
Vitória
sábado, 30 maio, 2020

Crimes nos protestos de domingo

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

Os crimes que estão sendo apurados constituem os dos artigos 16, 17 e 18 da Lei de Segurança Nacional

No último domingo ocorreram atos com a participação do presidente, em Brasília. A PGR pediu e já recebeu, do STF, autorização para investigar se houve crime contra a segurança nacional. De quais crimes estaríamos falando? O que precisa ter ocorrido para caracterizar esse tipo de crime? O presidente pode ser implicado? Como fica a garantia da liberdade de expressão em meio a essa acusação?

O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para apurar fatos em tese delituosos envolvendo a organização de atos contra o regime da democracia participativa brasileira, por vários cidadãos, inclusive deputados federais, o que justifica a competência do STF.

Os crimes que estão sendo apurados constituem os dos artigos 16, 17 e 18 da Lei de Segurança Nacional, enquanto os pontos centrais dos fatos ocorridos foram discursos e faixas relacionados a: (a) tentativa de mudança de regime vigente; (b) fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

Qual o regime vigente no Brasil é o democrático, ou o estado democrático de direito? O país é uma república. Portanto, o Brasil como um estado democrático de direito e a coexistência dos 3 poderes são garantias dadas pela Constituição Federal. Custou muito chegarmos ao ponto de liberdade e garantias fundamentais e individuais. Não podermos perder essas conquistas! Temos problemas? Claro que sim! Mas o fato é que as instituições funcionam e o país respira e vive liberdade democrática.

Posto isto, a grande questão que resta é: existe proibição a alguém desejar que seja diferente, que o estado democrático de direito deixe de existir e também os 3 Poderes, ficando apenas o Executivo? Seria crime manifestar essa ideia?

A CF garante a livre manifestação do pensamento, no artigo 5º, IV. Isso significa que qualquer pessoa pode, livremente, manifestar o seu pensamento, sobre o que bem entender, com exceção daquilo que for qualquer forma de preconceito ou discriminação, especialmente em relação a origem, raça, sexo e cor.

Um exemplo: a CF garante que não haverá pena perpétua ou de morte. Contudo, se alguém entender que deveria haver pena de morte, está livre para manifestar o seu pensamento e defender o respectivo ponto de vista. Portanto, desde que o comentário não seja preconceito e discriminação, as pessoas são livres para dizer o que bem quiserem. Alguém poderia, então, dizer que deseja um regime monárquico, autoritário ou qualquer outro no Brasil? Alguém pode dizer que a melhor coisa é fechar o Supremo? Por mais absurdas que sejam essas ideias, não há como proibir alguém de externá-las.

E o crime dos atos de domingo? Sim, a Lei de Segurança Nacional repele ideias e expressões relativas a mudança de regime ou impedimento do livre exercício dos Poderes, tornando-as crime desde que praticados com meios violentos ou grave ameaça. Portanto, se o movimento for pacífico, não há que se falar em crime contra a Lei de Segurança Nacional.

Sérgio Carlos de Souza é sócio fundador de Carlos De Souza Advogados. Especialista e advogado militante em Direito Empresarial, Ambiental, Penal e Família

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade