spot_img

Conferência Cidades 20-30 discutirá os desafios urbanos no ES

O evento, que acontece em Vila Velha, será aberto ao público nos dias 12 e 13 de dezembro de 2025

Por Izabelle Sampaio*

Durante os dias 12 e 13 de dezembro de 2025, a Universidade de Vila Velha vai sediar a conferência Cidades 2030, uma iniciativa dedicada a debater os desafios e possibilidades das cidades brasileiras nas próximas décadas. O encontro acontecerá no Anfiteatro da UVV, Unidade Acadêmica.

O evento reunirá pesquisadores, organizações e especialistas de diferentes áreas para discutir temas como sustentabilidade, mobilidade, habitação e urbanismo. A iniciativa é voltada a pessoas e soluções inovadoras que tornam os centros urbanos mais inclusivos e eficientes.

- Continua após a publicidade -

A proposta do encontro é ampliar o debate para além do campo da arquitetura e envolver profissionais e projetos de diferentes áreas em uma discussão interdisciplinar sobre cidades mais humanas, seguras e sustentáveis.

A programação começa no dia 12, às 13h. O evento contará com iniciativas de destaque nacional, como o Instituto Caminhabilidade, responsável pela Paulista aberta aos domingos, e o negócio social Arquitetura Faz Bem. Também serão apresentados cases capixabas reconhecidos internacionalmente, como o Território do Bem.

Serão dois dias de painéis e palestras dedicadas a apresentar soluções criativas e de impacto social. As discussões giram em torno de como construir cidades voltadas para as pessoas e promover o desenvolvimento urbano sem deixar ninguém para trás,utilizando inovação, políticas públicas eficientes e a colaboração entre setores.

O escritor e jornalista Raul Juste Lores, referência nos debates sobre cidades, estará presente no evento - Foto: Divulgação
O escritor e jornalista Raul Juste Lores, referência nos debates sobre cidades, estará presente no evento – Foto: Divulgação

O encerramento da conferência ficará por conta do jornalista e escritor Raul Juste Lores, autor do livro São Paulo nas Alturas, no dia 13. Especialista em arquitetura e urbanismo, Lores já recebeu o Prêmio APCA de Arquitetura e mantém o canal São Paulo nas Alturas no YouTube, com mais de 245 mil inscritos.

- Continua após a publicidade -

O diretor executivo do projeto, Alessandro Coutinho, comentou sobre a oportunidade de aproximar o Estado das discussões mais urgentes sobre urbanismo contemporâneo.“Promover esse debate dentro da universidade e reunir nomes tão importantes é uma forma de trazer soluções reais para os desafios urbanos. Cidades mais humanas exigem diálogo, participação e coragem para inovar, e este evento foi pensado para estimular exatamente esse movimento”, afirma.

Conteúdo em Alta

Cidades também moldam o cérebro
Gestão da Bacia do Rio Doce é renovada
Rooftop no ES une arquitetura, gastronomia e experiência...
Feira dos Municípios 2026: Tradição e sabor em...
Terça-feira terá chuva em parte do ES; veja...
Maior moqueca do mundo é atração de festival...
Os números do Terceiro Setor capixaba
Maior moqueca do mundo é atração de festival...
ES cria modelo inédito e avança na gestão...
Base27 promove IA em negócios no ESX

A produtora executiva do Cidades 2030 explica um pouco sobre o evento e os desdobramentos do projeto, que também inclui um podcast semanal.“Nosso objetivo é reunir pesquisadores, iniciativas e organizações que estão pensando, propondo e executando soluções para os problemas das cidades nas mais diversas frentes, como habitação, mobilidade, segurança, inclusão e sustentabilidade. Através dessa reunião, acreditamos que é possível sensibilizar mais pessoas no desejo de melhoria das nossas cidades por meio de ações inovadoras, que às vezes podem ter um baixo custo, mas um impacto grandioso”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Cidades 2030 (@cidades_2030)

 

Confira a programação completa!

Dia 12 – Eixo temático: Urbanização para todos
12h às 13h: Credenciamento
13h às 13h40: Solenidade de abertura
13h40 às 14h20: Painel: Festival da Onça
14h20 às 15h20: Urbanizar sem deixar ninguém para trás (Festival da Onça + Território do Bem + Nataly Volcaty, mediadora)
15h30 às 16h10: Painel: Acupuntura Urbana (Instituto Jaime Lerner)
16h10 às 16h30: Coffee-break
16h30 às 18h: Aula Magna: Urbanização de Favelas e Habitação de Interesse Social – Elisabete França

Dia 13 – Eixo temático: Cidade para as pessoas
12h às 13h: Credenciamento
13h às 13h40: Painel: Arquitetura Faz Bem – Antonio Neto
13h40 às 14h20: Painel: Cidades caminháveis (Instituto Caminhabilidade)
14h20 às 15h30: Debate: Cidades amigas da idade (Urban95 + Dr. Milton Crenitte)
15h30 às 16h: Coffee-break
16h às 17h30: Palestra: O Trunfo das Cidades Médias – Raul Juste Lores
17h30 às 18h: Cerimônia de encerramento

- Continua após a publicidade -

O evento é uma idealização do Instituto de Inovação, Conhecimento e Ciências Aplicadas (ICCA) e conta com fomento da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, patrocínio ouro do Grupo Águia Branca, patrocínio prata da Decolores e apoio da UVV.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla, com acesso também pelo Instagram do projeto @cidades_2030.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Leia Mais

Quando crescer e preservar deixam de ser opostos
Samarco investe R$ 30,9 milhões em ações ambientais
Cidades também moldam o cérebro: lições de Estocolmo
Árvores não são números
Startups capixabas ganham protagonismo no ESX 2026
ES tem menor número de homicídios em 30...
Energia em expansão: ES retoma força no petróleo
Vitória recebe show de Silva nos Dia dos...
Livro revisita legado ambiental e história do Espírito...
Fapes amplia bolsas para iniciação científica

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -