Pesquisa indica que cerca de 130 milhões de consumidores farão compras, com uma média de 4 presentes por pessoa
Por Kebim Tamanini
Às vésperas do Natal, espera-se um grande movimento nas ruas, impulsionado pelo desejo de presentear e compartilhar a alegria da temporada. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offerwise, cerca de 130 milhões de consumidores devem movimentar o comércio em todo o país. Itens como roupas, perfumes, calçados e brinquedos lideram as escolhas de presentes, com uma média de quatro presentes por pessoa, a um custo médio de R$ 140.
A expectativa é que haja uma injeção significativa na economia, ultrapassando a marca dos R$ 74 bilhões com as festas de fim de ano. “O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e este ano não será diferente. A expectativa do setor é boa e o comércio do Espírito Santo está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, destaca Rogério Alcântara, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.
A falta de recursos financeiros também aparece e é apontada por 27% como o principal motivo de as pessoas não irem às compras, enquanto 17% afirmam não gostar ou não ter o costume de presentear. Outros 15% estão endividados e priorizarão o pagamento de dívidas neste período festivo.
Formas de pagamentos
Quanto às formas de pagamento escolhidas pelos consumidores, o PIX desponta como líder, sendo a opção de 47% dos entrevistados. Em segundo lugar, o cartão de crédito parcelado é a escolha de 44% dos consumidores. O dinheiro e o cartão de débito são as preferências para os demais, sendo utilizados por diferentes parcelas da população.
Pesquisar preços
Com a temporada de festas se aproximando, os consumidores estão adotando uma abordagem estratégica ao planejar suas compras de presentes. Segundo a pesquisa, 82% dos consumidores têm a intenção de realizar pesquisas antes de efetuar suas compras, buscando as melhores opções disponíveis no mercado.
Ao decidir onde adquirir os presentes, 51% dos consumidores indicaram que o preço é o fator determinante. Além disso, o valor do frete e o prazo de entrega foram considerados fatores importantes, respectivamente, por uma parcela significativa dos consumidores.