Segundo o Procon de Vitória, 88,5% dos consumidores afirmaram que realizam compras com frequência na internet
Por Amanda Amaral
A Black Friday tem se popularizado no Brasil nos últimos anos. Para entender mais sobre este novo hábito de consumo, o Procon de Vitória realizou a primeira Pesquisa Comportamental Acerca de Compras Feitas pela Internet.
O estudo foi divulgado esta semana. Quase 60% do total dos participantes informou que o hábito de consumir pelo modelo online aumentou a partir de 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19.
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“A pesquisa é muito importante para orientar nosso trabalho junto ao público e aos lojistas virtuais. E a divulgação nesta semana é ainda mais importante, porque estamos nas vésperas da Black Friday, quando as compras online são ainda mais intensificadas”, diz a gerente do órgão, Anelisa Real Kuster.
Lojas online e física
A maior parte dos consumidores capixabas afirmou que realiza compras frequentemente pela internet, 88,5%. Entre os moradores de Vitória esse número sobe para 92,3%.
Contudo, no resultado geral, ainda é significativa a quantidade de pessoas (84,6%) que recorre as lojas físicas para presentear. Com relação à Vitória, essa representatividade aumenta, 76,9%.
Diferença de preço
Entre todos os participantes da entrevista, 82,1% procuram por promoções na internet, considerando os moradores de Vitória, eles somam 88,5%.
Também de acordo com a pesquisa do Procon, a diferença de preços é o fator mais analisado para decidir a compra, 56% no geral e cerca de 54% entre os residentes na capital do Estado. As outras opções eram praticidade ou diversidade.
Atendimento e soluções
Entre design pouco intuitivo, prazo de entrega, condições de pagamento e preço do frete, o preço do frete foi apontado como a maior razão para desistir de uma compra online para 66,7% no geral. No recorte de Vitória, essa porcentagem sobe para 73,1%.
A maioria dos participantes em geral (35,9%) acredita que há mais dificuldade em resolver um problema de qualidade ou funcionamento do produto quando a compra é feita em loja virtual. Na capital, essa porcentagem é de 38,5%.
A pesquisa revelou ainda que os serviços de atendimento das lojas virtuais têm logrado com os consumidores, visto que 72,5% dos participantes totais confirmam que tiveram suas demandas solucionadas quando precisaram acionar os estabelecimentos. Na capital, este percentual subiu para 82,6%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa teve por objetivo identificar a prevalência do e-commerce entre os consumidores e os principais problemas ocorridos durante e após a compra.
Foi aplicado um questionário online com dez perguntas de múltipla escolha, disponibilizado no período de 15 de setembro a 19 de outubro deste ano. Setenta e oito pessoas responderam ao questionário. Para todas as perguntas há o percentual geral de respostas e o recorte apenas para moradores da Capital.
Principais resultados da Pesquisa Comportamental Acerca de Compras Feitas pela Internet:
Realizam compras frequentemente pela internet
Geral – 88,5%
Vitória – 92,3%
Diferença de preços como o fator mais significante
Geral – 56%
Vitória – 54%
Procuram promoções no ambiente virtual
Geral – 82,1%
Vitória – 88,5%
Preço do frete como a maior razão para desistir da compra
Geral – 66,7%
Vitória – 73,1%
Recorrem à loja física para presentear
Geral – 84,6%
Vitória – 76,9%
Encontram mais dificuldade para resolver problemas na loja virtual
Geral – 35,9%
Vitória – 38,5%
Demandas solucionadas quando precisam da loja virtual
Geral – 72,5%
Vitória – 82,6%
Fonte: Procon de Vitória.