24.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Nove em cada dez consumidores planejam comprar na Black Friday

Pesquisa revela que clientes devem desembolsar, em média, R$ 1.250 e realizar o pagamento por meio do Pix durante o período

Por Kebim Tamanini

Você já sabe o que vai comprar na Black Friday de 2023? O evento acontece na próxima sexta-feira (27/11), com lojas oferecendo descontos de até 80%. Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que nove em cada dez consumidores planejam fazer compras no período mais aguardado pelos brasileiros.

- Continua após a publicidade -

“A Black Friday já se tornou parte do calendário brasileiro, com consumidores se organizando, acompanhando os preços, monitorando promoções e realizando pesquisas. O varejo também se prepara com antecedência, e a expectativa é de uma movimentação positiva e significativa para a economia”, destaca o presidente da CDL Vitória, Rogério Alcântara.

Pesquisa revela que clientes devem desembolsar, em média, R$ 1.250 e realizar o pagamento por meio do Pix durante o período
Fonte: CNDL e SPC Brasil

Segundo a pesquisa, os produtos mais desejados pelos consumidores durante a Black Friday deste ano incluem roupas, calçados, cosméticos e perfumes, indicando uma forte preferência por itens relacionados à moda e beleza. Além disso, eletrodomésticos e artigos para a casa também se destacam, revelando a busca por ofertas que melhorem o ambiente doméstico.

Os consumidores planejam desembolsar, em média, R$ 1.250, representando um aumento de R$ 89 em comparação com o ano anterior. Esse aumento sugere que os brasileiros estão dispostos a gastar mais em ofertas atrativas.

Outro ponto relevante da pesquisa é a preferência por métodos de pagamento à vista, indicando uma abordagem consciente ao consumo. Além disso, o uso do PIX desponta como a escolha preferencial para transações durante a Black Friday, mostrando a busca por agilidade e praticidade nas transações financeiras sem comprometer as finanças do temido cartão de crédito.

Em um cenário de escolhas e ofertas atrativas, a decisão dos consumidores sobre onde realizar suas compras revela insights interessantes. De acordo com dados recentes, 38% dos consumidores preferem estabelecimentos nos quais já fizeram compras e tiveram experiências satisfatórias. Por outro lado, 36% adotam uma abordagem mais pragmática, realizando pesquisas de preços e escolhendo locais com produtos desejados a preços mais acessíveis.

Apesar das promoções tentadoras, o superintendente da CDL Vitória, Wagner Júnior Corrêa, destaca a importância de uma abordagem consciente durante o período de compras. “É preciso fazer compras conscientes para evitar acabar se endividando, mantendo assim o orçamento familiar em dia”, ressalta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA