25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Como começar uma carreira política do zero?

Deixe claro a vontade que você tem de ajudar na política e quais serão os meios pelos quais você vai conseguir fazê-lo

É bem complicado competir com peixe grande. Quando se é novo na política, é mais importante construir a sua reputação com o eleitor e não tentar concorrer com os veteranos logo de cara.

E como disputar esse espaço?

- Continua após a publicidade -

Primeiro passo: seja honesto

Não invente uma trajetória política que não existe. Você é inexperiente, assuma isso!

Entretanto, você não veio de lugar nenhum. Sua profissão, seus feitos pela sociedade e até mesmo sua família são maneiras de fortalecer uma imagem de integridade e respeito.

Coloque seus amigos para advogarem a seu favor, seja no trabalho, na mesa de bar, etc. Crie militantes ao seu redor, fortaleça seus laços e estreite relacionamentos. Mas, principalmente, dê sua cara a tapa. Seja a novidade que o eleitor busca.

Segundo passo: Demonstre vontade de ajudar

Se você não tem a trajetória a seu favor, crie expectativa. O eleitor quer esperança de um futuro melhor. Seja essa esperança!

Deixe claro a vontade que você tem de ajudar e quais serão os meios pelos quais você vai conseguir fazê-lo. Também tenha conhecimento dos problemas daquele público-alvo e pesquise o assunto a fundo. Lembre-se: promessas sem fundamentos não são uma boa escolha.

Terceiro passo: Vá para rua

A melhor forma de conhecer os problemas do seu eleitor-alvo é por meio do contato pessoal, do cara a cara. Converse, ouça, compre suas brigas, lute pelos ideais deles. Além disso, invista em pesquisas qualitativas, enquetes nas redes sociais, encontros e passeatas.

Esteja COM o povo e PARA o povo.

Quarto passo: Maximize seu ponto forte

Todo candidato tem um ponto forte e você deve colocar holofotes nesta característica. Seja ela qual for, mostre como isso pode ser um diferencial entre você e o seu adversário. O que te diferencia do seu opositor? O que te torna especial e/ou melhor que seu adversário?

Deixe isso bem claro!

Quinto passo: Saiba onde pisa

Não baixe a guarda, proteja suas falhas e esteja pronto para atacar. Certamente você pesquisará os pontos fracos do seu adversário. Tenha certeza que ele fará o mesmo contra você. Por isso, esteja sempre um passo à frente.

Pesquisar as suas falhas permitirá que você preveja os riscos e calcule possíveis cenários em que serão usadas. Por sua vez, conhecer as falhas do adversário o auxiliará a traçar um ataque mais eficaz.

Siga esse artigo para ter uma boa reputação no meio político, mas não se prenda apenas a esses cinco passos. Continue estudando!

Darlan Campos é consultor em marketing político, professor e escritor, além de diretor-executivo da República Marketing Político (republicamarketingpolitico.com.br).

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba