22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Comissão de Meio Ambiente aprova política de qualidade do ar no ES

Primeiro encontro do colegiado da Ales foi marcado por aprovação de proposta que endurece normas de controle de qualidade do ar

Por Robson Maia

No primeiro encontro oficial de 2024, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales) aprovou o Projeto de Lei (PL) que estabelece Política, Normas e Diretrizes de Proteção da Qualidade do Ar Atmosférico no âmbito do estado. A proposta, de autoria do deputado Gandini (PSD), que preside a Comissão, endurece as normas de controle qualitativo do ar no estado.

- Continua após a publicidade -

Diante das divergências entre os parlamentares sobre o tema, a Comissão de Meio Ambiente realizou, no final do ano passado, um seminário sobre o assunto, com a presença dos diversos setores capixabas.

Gandini explica que a proposta visa o equilíbrio entre o bem estar da população do Espírito Santo e o equilíbrio do desenvolvimento dos setores produtivos capixabas.

“Aguardamos a chegada do projeto do governo do estado (PL 1.014/2023), fizemos um seminário ouvindo todos os setores – Federação das Indústrias, academia, sociedade civil, empresas. Acho que acumulamos o necessário para tomar uma decisão aqui na comissão em relação ao documento final que a gente apresenta para o Plenário. Como comissão de mérito acho que somos a que tem mais a contribuir”, comentou o autor da matéria e líder do colegiado.

A responsável pela relatoria da matéria no colegiado de Meio Ambiente foi a deputada Iriny Lopes (PT). A parlamentar apresentou parecer favorável ao projeto, acatando ainda três emendas aprovadas na Comissão de Justiça.

A primeira suprime diversos itens da proposição, com justificativa de equilíbrio para os setores produtivos. A segunda modifica o texto que trata das proibições referentes à emissão de poluentes, retirando trecho que vedava a renovação de licenças para quem descumprir parâmetros de licenças ambientais concedidas anteriormente. Já a terceira emenda determina que, caso o PL vire lei, a nova legislação entrará em vigor 45 dias após a publicação em diário oficial.

Iriny também acatou emenda modificativa e aditiva apresentada pelo autor, estabelecendo os parâmetros que devem ser adotados de dióxido de enxofre, monóxido de carbono, material particulado, partículas totais em suspensão, partículas sedimentáveis, dióxido de nitrogênio e ozônio.

De acordo com Gandini, o projeto prevê um período de transição para não prejudicar a indústria. Ele lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu o prazo até o final deste ano para que o Brasil atualize seus parâmetros de qualidade do ar.

“Se em novembro deste ano o Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) não atualizar seus números, vai valer a OMS, sem transição. O mundo todo não está preparado para os números da OMS”, ressaltou o deputado.

“Não foi um número da cabeça de ninguém. Pegamos os dois últimos relatórios de qualidade do ar e colocamos a média”, completou.

Comissão de Meio Ambiente aprova política de qualidade do ar no ES
Deputados chamaram atenção para dados alarmantes no Brasil – Foto por Ellen Campanharo

Iriny Lopes e Gandini tem participado de encontros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e escutado proposições de especialistas do tema.

“Estamos tratando da lei estadual, mas estamos participando ativamente da construção de uma legislação nacional (…). Essa Casa também dará a sua contribuição nacional e internacional para a resolução de um problema que aflige o mundo nesse momento”, frisou Iriny

A deputada Camila Valadão (Psol) também esteve presente no debate e ressaltou a participação capixaba na pauta nacional.

“O estado contribui para o debate nacional acerca desse tema. Infelizmente, ainda temos poucos estados que fazem esse monitoramento da qualidade do ar. (Com a aprovação) colocamos o Espírito Santo como uma boa referência a ser seguida nacionalmente”, disse Valadão.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA