25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Comércio: Confiança dos empresários capixabas apresenta queda

A expectativa sobre os investimentos (2,1%) e as condições atuais da economia (2,0%) influenciaram a queda

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC), em Vitória, Espírito Santo, caiu 1,1% na comparação entre março e fevereiro de 2022, ficando com 124.1 pontos. Com relação ao Brasil, também houve queda de 1,3% este mês (118,0 pontos).

Na análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), a sequência de três meses anteriores a março de 2022, mostraram estabilidade. O indicador varia de 0 a 200 pontos, sendo que 100 corresponde à zona de indiferença e abaixo de 100 pessimismo e acima, otimismo.

- Continua após a publicidade -

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, pontua que, além das preocupações sanitárias e políticas que envolvem o cenário de 2022, outro fator contribuiu para piorar a avaliação dos empresários do comércio sobre o momento atual.

“Numa economia global, o conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia tem efeitos em todas as economias do mundo. E o Brasil, que já vinha sofrendo com a inflação, pode ser ainda mais afetado com um aumento generalizado de preços devido ao comércio com esses países, ao fornecimento de combustíveis, entre outros. Diante disso, as expectativas para os próximos meses ficaram estagnadas e a retomada de um ritmo mais forte da atividade econômica pós-pandemia foi adiada”, explicou.

Investimentos e Economia Atual

A questão dos Investimentos (IIEC) e Condições Atuais da Economia Atual do Setor e da Empresa (ICAEC) influenciaram o resultado mensal, puxando o índice para baixo. O primeiro caiu 2,1% entre fevereiro e março (113,6 pontos) e o segundo obteve queda de 2,0% (111,6 pontos).

Já um terceiro subíndice, a Avaliação das Expectativas (IEEC), na qual os empresários expressam as expectativas para os próximos meses, ficou praticamente estável nesta comparação (+0,3%) marcando 147,2 pontos.

Comércio: Confiança dos empresários capixabas apresenta queda
O presidente da Fecomércio-ES, José Sepulcri, destaca o conflito no leste europeu. Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

Comparação com 2022

Na comparação entre março de 2021 e março de 2022, o ICEC apresentou crescimento de 7,2%. Na mesma comparação, o IIEC ficou 5,5% maior (113,6 pontos) e o IEEC também aumentou em 18,9% (111,6 pontos). Já o IEEC avançou 0,9% relação ao ano passado (147,2 pontos). Com relação ao Brasil, na comparação anual, a confiança do comerciante ficou 13,9% maior (118,0 pontos).

Sobre a Pesquisa

Os dados do ICEC são coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. O indicador mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória. A análise local é da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA