A startup OBVIOUS Fibra quer conquistar 04 milhões de clientes no Brasil em 05 anos investindo R$ 3 bilhões
Por Amanda Amaral
A maior cidade do Espírito Santo, a Serra, foi escolhida para o pré-lançamento de um serviço de internet de banda larga de alta velocidade com proporções inéditas. Criado pela primeira tel-tech do Brasil, a OBVIOUS Fibra, o objetivo é conquistar 04 milhões de clientes em 05 anos, um investimento de R$ 3 bilhões. Tudo isso utilizando a infraestrutura de fibra ótica da V.tal, empresa de rede neutra criada pela OI.
A OBVIOUS conta com apoio de investidores do Vale do Silício e da Europa e aposta em um modelo baseado em tecnologias digitais, foco no cliente e uso de infraestruturas de fibra ótica compartilhada. O objetivo da parceria é poupar gastos com infraestrutura de conectividade e direcionar o capital disponível na oferta de conteúdo, marketing e atendimento aos clientes, de acordo com a tel-tech, que é uma startup de telecomunicação que usa tecnologia como diferenciador.
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“O setor de telecomunicações, junto com o setor de serviços financeiros, são os que têm a maior quantidade de usuários insatisfeitos. Por isso, queremos ser a primeira tel-tech do Brasil que entrega o óbvio que ninguém oferece até este momento: internet veloz, acessível e de alta qualidade, com um preço transparente e justo, além de um serviço impecável ao cliente. Fazer o que tem que ser feito já é algo disruptivo no setor e a nossa proposta é ser a marca mais desejada em conectividade digital do Brasil, nos próximos anos”, afirma o fundador e presidente da OBVIOUS Fibra, Gonzalo Fernández Castro.
Rede Neutra
A rede neutra surgiu após a reestruturação da OI, que criou a V.tal. O modelo funciona como um aluguel, por meio do qual as operadoras contratam a infraestrutura de rede óptica, que pode ser fim a fim, ou seja, inclui todos os seus processos de estruturação até chegar à casa dos consumidores.
Essa possibilidade é vista por especialistas como uma grande propiciadora do 5G no Brasil. Isso porque é possível que várias operadoras utilizem a mesma infraestrutura, que já possui capilaridade, otimizando investimentos e aumentando a concorrência de internet banda larga no país.
A V.tal tem hoje 400 mil quilômetros de fibra ótica. Atualmente, são 15 milhões de casas passadas, ou seja, residências que já podem receber o serviço. Até 2025, serão 32 milhões de casas passadas.
“Uma das vantagens da rede neutra da V.tal é que ela favorece o surgimento de novas entrantes no setor de telecomunicações; ou seja, mais investimentos, mais empregos e mais opções para os consumidores. Possibilitar a entrada de um novo player no mercado de internet brasileiro consolida a nossa estratégia de atuação como empresa de rede neutra”, avalia Pedro Arakawa, Chief Comercial Officer da V.tal.
Município da Serra
O serviço, que já está sendo ofertado, inicialmente é disponibilizado para 35 bairros da Serra como projeto piloto. Serão 500Mbps por R$ 89.90 por mês durante um ano. A expansão será gradual, visando alcançar em breve outros municípios da Grande Vitória.
Em seis meses, a OBVIOUS vai expandir sua operação para 23 novas cidades, distribuídas por oito estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, mais o Distrito Federal, em mais de 4,2 milhões de domicílios nessas localidades.
Sobre o investidor
Gonzalo Fernández Castro é o primeiro investidor da OBVIOUS Fibra, junto com outros executivos da indústria de tecnologia/telecom e fundos de venture capital do Brasil e do exterior. Ele é argentino, possui MBA em Harvard e foi até o ano de 2020 Head de Private Equity para América Latina de um dos maiores gestores do mundo, a Partners Group.