28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Comércio capixaba registra três meses de alta nas vendas

O comércio restrito no Estado cresceu em vendas 1,8% entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022

No mês de janeiro de 2022 as vendas do comércio capixaba cresceram 1,8% em relação a dezembro de 2021. Se comparado a janeiro do ano anterior, o crescimento foi de 7,2%. Com isso, foi registrado o terceiro mês de alta consecutiva, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bom desempenho está relacionado ao varejo restrito, que considera a comercialização de bens não duráveis e semi-durárveis. Quando a avaliação parte para o comércio ampliado, que inclui também os segmentos de veículos e materiais de construção, o desempenho em janeiro de 2021 frente ao mês anterior foi de recuo de 0,1% e de crescimento de 4,5% com relação a janeiro do ano passado.

- Continua após a publicidade -

Em relação a 2022, apenas um dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação negativa em janeiro que foi o segmento de Combustíveis e Lubrificantes com queda de 6,0%. Na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o varejo ampliado mostrou estabilidade, obtendo crescimento na comparação do período, porém em ritmo mais lento.

Taxa de Juros e Empregos

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o aumento das taxas de juros impactou mais diretamente os segmentos que dependem do recurso de crédito para as vendas. Além disso, os preços deverão ficar ainda mais pressionados nos próximos meses devido aos imbróglios no exterior, o que poderá resultar em mais aumento das taxas de juros.

“A recuperação do nível de emprego tem acontecido de forma satisfatória e constante e tem ajudado a equilibrar nesse momento, mas o cenário sugere cautela para o aumento de gastos. Se essas condições forem prolongadas por muito mais tempo deverão impactar de forma mais significativa a recuperação que estava em curso”, disse.

Desempenho Nacional

Comércio capixaba registra três meses de alta nas vendas
José Lino Sepulcri é presidente da Fecomércio-ES. Foto: Divulgação/Fecomércio-ES

No Brasil, o comércio restrito subiu 0,8% em janeiro de 2022 frente a dezembro de 2021. Em relação a janeiro de 2021 caiu 1,9%. O comércio ampliado recuou 0,3% na comparação mensal e também recuou 1,5 em relação a janeiro de 2021.

Comparando janeiro de 2022 com janeiro de 2021, houve alta nas vendas do comércio restrito em 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amazonas (+35,3%). Os destaques negativos foram para Amapá (-10,9%) e Sergipe (-8,9%).

Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva se deu em 12 Estados, com destaque para também para o Amazonas (+34,7%). Os destaques negativos foram para Amapá (-12,9%) e Distrito Federal (+8,8%).

Dados da Pesquisa

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no país e nas unidades da federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Os dados são divulgados com dois meses de defasagem. A pesquisa foi divulgada pelo IBGE no dia 10 de março, que na ocasião também anunciou que atualizará os parâmetros do modelo de ajuste sazonal da PMC já na divulgação de 13 de abril, com dados referentes a fevereiro de 2022. A última atualização ocorreu em 2018. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA