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sexta-feira, 19 abril, 2024

Codesa: Projeto de privatização recebe duas propostas

As empresas serão conhecidas na próxima quarta-feira (30) após a abertura das propostas em sessão pública

Por Amanda Amaral

O projeto de concessão à iniciativa privada da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), localizada no Espírito Santo, recebeu duas propostas. A sessão pública para abertura dos documentos será realizada na próxima quarta-feira (30). Essa é a primeira desestatização de um porto no Brasil.

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Os competidores precisavam enviar a documentação das propostas para o certame nesta sexta-feira, 25, até às 12 horas, na bolsa brasileira, a B3. A empresa que ganhar a concessão será responsável pela exploração comercial dos portos de Vitória, na Capital do Estado, e Barra do Riacho, no município de Aracruz, pelo prazo de 35 anos.

A previsão é que sejam investidos R$ 334,8 milhões, além de aproximadamente R$ 1 bilhão, para custear as despesas operacionais, de acordo com o Bando Nacional de Desenvolvimento (BNDS).

Regras do Edital

Pelas regras, vencerá o leilão quem oferecer o maior valor de outorga. O contrato prevê a concessão dos portos pelo prazo de 35 anos, prorrogável por mais cinco anos. A nova concessionária do porto deverá desempenhar as funções da administração portuária e a exploração indireta das instalações portuárias, ficando proibida a sua exploração direta.

Ou seja, a operação portuária continuará a cargo dos arrendatários de terminais e a concessionária será responsável pela administração da área do porto. De acordo com o BNDES, a previsão é que sejam investidos R$ 334,8 milhões, além de aproximadamente R$ 1 bilhão, para custear as despesas operacionais.

Balanço Financeiro

Codesa: Projeto de privatização recebe duas propostas
O Porto de Barra do Riacho é especializado no embarque de celulose. Foto: Divulgação/InvistanoES

Em 2021, a Codesa alcançou o novo recorde de receita ao somar R$ 197,47 milhões de Receita Bruta, valor 34,52% superior ao apurado em 2020. Por sua vez, a Receita Líquida foi de R$ 172,90 milhões, resultado 31,92% acima do registrado no ano anterior.

O aumento na receita se deu pelo crescimento de 20,4% na movimentação de cargas, alcançando a marca de 8,53 milhões de toneladas e pela negociação de novos contratos de arrendamentos transitórios, segundo o último balanço financeiro da Companhia, que destaca também o prejuízo acumulado de R$ 82,05 milhões. 

Movimentação de Cargas

A Companhia também quebrou outro recorde no ano passado, registrando o maior volume de movimentação de cargas no local durante o século, com 8.531.189 toneladas. No mesmo ano, 2.148 embarcações atracaram no Porto Organizado de Vitória, quantidade que supera em 7,3% a marca do ano anterior.

Com informações da Agência Estadão.

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