23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Campanha alerta sobre câncer de pele na Praia de Camburi

Equipe do Cecon abordará o assunto neste sábado (1º), orientando a população sobre sintomas e formas de prevenção

A exposição excessiva ao sol é a considerada a principal causa do câncer de pele, o tipo mais comum da doença entre a população brasileira. Para alertar sobre os cuidados e o combate à doença, o Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) realiza neste sábado (1º), a campanha de prevenção a partir das 9 horas, na Praia de Camburi, em Vitória.

A tenda que será montada no calçadão terá a participação da oncologista do Cecon, unidade Oncoclínicas, no Espírito Santo, Juliana Alvarenga, e a dermatologista Gabriela Almeida, que darão orientações e esclarecerão dúvidas sobre os sinais e sintomas da doença. Também serão distribuídos boletins impressos com dicas de prevenção sobre o câncer de pele.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Quando descoberto no início, as chances de cura são superiores a 90%. Somente no Espírito Santo, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta o surgimento de 3.560 casos de câncer em 2019, a grande maioria (mais de 90%) classificada como não melanoma.

Juliana Alvarenga explica que a doença tem grandes chances de cura, mas é preciso estar atento aos sinais e tratar adequadamente as lesões. “Ao detectar manchas ou sinais suspeitos, deve-se consultar imediatamente o especialista, pois o diagnóstico precoce é fator primordial para o sucesso no tratamento”, destaca a oncologista.

Saiba mais:

A médica alerta ainda que os principais sinais e sintomas de câncer não melanoma são a presença de manchas com crescimento rápido, que não cicatrizam, coçam, ardem, descamam ou sangram. Elas geralmente surgem em áreas muito expostas ao sol como rosto, pescoço, orelhas e braços. “Quando identificadas precocemente, essas lesões são facilmente retiradas, mas quando negligenciadas elas podem crescer e precisam ser retiradas em cirurgias algumas vezes mutiladoras”, explica ela.

O uso diário de protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV continuam sendo recomendações a que todos devem estar atentos quando da exposição ao sol. Evitar a exposição ao sol no período entre 10 e 16 horas também é aconselhável, segundo orienta a médica.

Campanha de prevenção contra o câncer de pele
Data: sábado (1º)
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Praia de Camburi
Atendimento gratuito
Saiba como chegar:
Leia Também:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA