25.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

Câmara Federal fará homenagem aos 150 anos da imigração italiana

Deputado Evair de Melo confirmou sessão solene em homenagem a chegada dos italianos ao Brasil; ES teve mostra italiana

Por Robson Maia

A Câmara Federal realizará uma sessão solene em 150 anos da imigração italiana no Brasil completados neste ano no próximo mês de junho. A celebração teve como um dos propositores o deputado federal capixaba Evair de Melo (Progressistas-ES).

- Continua após a publicidade -

A homenagem está programada para o dia 5 de junho, às 09h, no Plenário da Câmara Federal, em Brasília (DF). A confirmação foi realizada por Evair em suas redes sociais em uma publicação nas redes sociais. O parlamentar comemorou a valorização da história de um dos povos que formaram a identidade do Espírito Santo.

“A rica herança italiana que moldou nossa nação. Desde o Porto de Vitória até Santa Teresa, no Espírito Santo, a chegada desses imigrantes deixou marcas profundas em nossa história. Como descendente e admirador da cultura italiana, é uma honra reconhecer sua contribuição para o Brasil”, escreveu o parlamentar.

A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Câmara e contará com a presença de parlamentares, representantes da embaixada italiana e comunidades italianas.

Imigração italiana recebeu homenagens na Ales

No Espírito Santo, a Assembleia Legislativa (Ales) promoveu uma mostra cultural para homenagear a imigração italiana. O evento aconteceu no Palácio Domingos Martins, com a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”.

Pessoas em pé descerram fita de exposição
Exposição Gerson Camata aconteceu em fevereiro – Foto por Lucas S. Costa

Com totens estampando fotos históricas, a mostra fez homenagens ao político e ex-governador Gerson Camata, um dos principais líderes capixabas com raízes na imigração italiana. Enquanto senador, Camata assinou a lei que instituiu 21 de fevereiro como o dia para recordar o legado dos italianos no país.

Além da história de Camata, a mostra faz uma retrospectiva da imigração italiana no Espírito Santo, destacando os principais marcos e eventos ligados ao movimento no Brasil. Retrata, ainda, imigrantes que participaram ativamente do desenvolvimento do estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA