22.1 C
Vitória
sábado, 25 maio, 2024

Abertas as inscrições para Câmara Mirim 2024; saiba como participar

Projeto realizado pela Câmara Federal possibilita experiência para alunos da rede pública e/ou privada de participar do cotidiano do Legislativo

Por Robson Maia

A Câmara Federal anunciou nesta semana os detalhes do Programa Câmara Mirim 2024, realizado em Brasília-DF. O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) anunciou a abertura das inscrições do projeto destinado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

- Continua após a publicidade -

Até o dia 30 de junho, estudantes de instituições educacionais, sejam elas públicas ou privadas, podem submeter um Projeto de Lei de sua própria autoria através do preenchimento do formulário do programa.

Uma equipe especializada de consultores legislativos selecionará as três propostas mais destacadas. Os estudantes responsáveis pelos três projetos serão convidados pela Câmara a participar, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma experiência educacional única em Brasília, onde atuarão como deputados mirins por dois dias.

A iniciativa do “Plenarinho” ou “Câmara Mirim” se destaca como um programa voltado para a educação política, abrindo portas para alunos do ensino fundamental II mergulharem na vivência parlamentar, realizando atividades que vão desde a elaboração de um projeto de lei até o debate das propostas em comissão e a sua votação em Plenário.

O prazo de inscrição para os professores interessados em participar da edição deste ano do programa vai até o próximo dia 28 de abril. Eles devem atuar em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou particulares. Também podem participar educadores vinculados às Câmaras Mirins Municipais.

Para se inscrever, o educador deve enviar uma redação com até 40 linhas sobre o seguinte tema: “O futuro da educação para a democracia: que Brasil queremos, e o que precisamos fazer para chegarmos lá?”.

Serão selecionados cinco Novos Educadores e cinco Educadores Parceiros, que ganharão o direito de participar do programa com turmas de 25 estudantes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA