Segundo o projeto, o teatro do Cais das Artes terá capacidade para 1.300 pessoas e um palco com cerca de 600 metros quadrados. Mas as obras seguem paradas
Por Wesley Ribeiro
Segue de hoje até a próxima quinta-feira, 19 de maio de 2022, o simpósio Cais+Artes que tem a proposta de discutir o uso do equipamento cultural Cais das Artes, localizado em Vitória, ainda em construção. O evento, que acontece na Capital, vai debater temas pertinentes às atividades de museu, teatro e gestão do espaço.
Na programação do simpósio estão previstas visitas mediadas ao local e três mesas temáticas com convidados de referência, para promover e impulsionar o debate sobre o equipamento. As atividades são todas gratuitas.
- Vila Velha: plano contra sombreamento é aprovado na Justiça Federal
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O simpósio acontece de forma presencial no Cine Metrópolis no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mas também contará com transmissão ao vivo.
O evento é realizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES).
Diálogo aberto
Segundo os organizadores do evento, o simpósio propõe a exposição crítica das premissas, problemas e potencialidades do Cais das Artes, articulada a um diálogo aberto com a sociedade, em busca de evidenciar os processos que permeiam este equipamento cultural desde a concepção do projeto até o futuro modelo de gestão.
“Interessa também, para além do espaço construído e de sua institucionalidade, indagar sobre as funções, ocupações, públicos, acervos e programações, abrindo este complexo cultural aos desejos e demandas do território ao seu redor, tornando-o vivo e poroso, tanto à participação da população quanto às urgências do presente”, explicam.
As mesas pretendem fomentar debates sobre três importantes vertentes: o museu, o teatro e a gestão de equipamentos culturais.
A obra
O Cais das Artes começou a ser construído em 2010 e será a primeira obra de Paulo Mendes da Rocha em sua cidade natal. Com 150 metros de comprimento e 30 de altura, comporta um teatro de ópera e um museu.
Segundo o projeto, o teatro terá capacidade para 1.300 pessoas, um palco de aproximadamente 600 metros quadrados e um vão livre com mais de 25 metros de altura até o teto, o que vai permitir a utilização de diversos cenários em uma mesma apresentação.
Já o museu terá grandes salões com diversas alturas livres e diferentes tamanhos, totalizando em torno de três mil metros quadrados de área expositiva climatizada. Completam ainda o projeto do museu um auditório com capacidade de 225 lugares, uma biblioteca e um café.
Simpósio Cais+Artes
Onde: Cine Metrópolis, Campus de Goiabeiras da Ufes
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Quando: 17 a 19/06/2022 (terça a quarta)
Horário: consulte programação aqui
Inscrição prévia: aqui