20 C
Vitória
quarta-feira, 5 agosto, 2020

Café capixaba em busca do tricampeonato

Leia Também

Aumenta uso de canais digitais de bancos por brasileiros

A EY levantou que 46% dos entrevistados aumentaram o uso de meios digitais para pagamento, contra apenas 7% que mantiveram o uso de dinheiro

Eco101 retoma, ainda em agosto, duplicação de Guarapari a Anchieta

Após paralisação momentânea devido a pandemia, a Eco101 retoma a duplicação de mais 22 quilômetros de rodovia entre os municípios de Guarapari e Anchieta A...

Faturamento da indústria cresce 9,3% em junho, diz CNI

De acordo com os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira, 5, o faturamento das fábricas brasileiras cresceu pelo segundo...

Dos 180 melhores cafés que concorrem ao Coffee of the Year, 48 são capixabas

Cafés capixabas participarão do concurso Coffee of the Year (COY), realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), que começa nesta quarta-feira (20), no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Na sexta-feira (22), serão revelados os campeões, às 17h30, no Grande Auditório. Os 10 melhores arábicas e cinco melhores canéforas. O público da SIC vota nos melhores cafés, às cegas, durante os três dias de evento.

No total, das 180 amostras, 48 são capixabas. Ao todo, 18 amostras do Café do Caparaó, 11 dos Cafés das Montanhas e 19 do Conilon Capixaba foram escolhidas para concorrer com amostras de todo o Brasil.

O Espírito Santo é bicampeão brasileiro. Em 2018, conquistou os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica foram do Espírito Santo.

Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, em Dores do Rio Preto, ganhou na categoria café arábica, no ano passado. – Foto: Pedro Vilela/Agência I7/Divulgação

Sendo assim, Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, de Dores do Rio Preto, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon. Este ano, os cafeicultores concorrerão novamente.

“O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica a diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento, Mariana Proença.

Competição

Criado em 2012, o COY visa a reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100.

Os critérios de seleção são baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), que incluem, por exemplo, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, além de notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).

O café capixaba concorrerá ao tricampeonato no Coffee of The Year. – Foto: Reprodução

Etapas

O concurso é dividido em duas etapas. A primeira, consiste em receber as amostras torradas, que serão provadas por 14 pessoas, entre juízes certificados pela Specialty Coffee Association (SCA) e Q-Graders e R-Graders Licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI), tendo como coordenador-geral, o professor Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.

Na segunda etapa, as 15 melhores amostras classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público. A amostra mais votada será revelada no último dia do evento no auditório principal e com a presença dos visitantes.

Saiba mais sobre a SIC 2019 no site https://semanainternacionaldocafe.com.br/br/

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Balança comercial tem superávit de US$ 8,060 bilhões em julho

O resultado de julho foi mais do que o dobro registrado no mesmo mês do ano passado, quando foi positivo em US$ 2,391 bilhões

Educação é a maior despesa dos municípios capixabas

Levantamento da 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, publicado em julho de 2020, traz um apanhado detalhado da gestão...

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Vida Capixaba

Programação cheia no Drive-In de Jardim Camburi

Show de rock e apresentação de circo são algumas das atrações que prometem animar a programação neste fim de semana no Drive-In Por Leticia Vieira  Promessa...

Formemus 2020: programação 100% on-line

Conferência que promove debates sobre o segmento musical no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, está confirmada para acontecer entre os dias 7...

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Horário de pico muda em Vitória

Em Vitória, por conta da pandemia do novo coronavírus, houve uma redução considerável no fluxo de veículos que passam pelas ruas e avenidas da capital.
Continua após publicidade