O pedido para teste está em análise e o objetivo é reduzir a gravidade da doença e o número de óbitos
Da Agência Brasil
O Instituto Butantan encaminhou nesta semana à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido de autorização para testar um soro, desenvolvido pelo instituto, em pacientes com Covid-19. O soro é produzido em cavalos e pode ajudar a reduzir a letalidade e a gravidade da doença, aliviando o sistema de saúde.
A Anvisa informou que já recebeu o pedido de autorização dos testes, que está em análise técnica. A agência ressaltou que o Butantan ainda não entregou o Dossiê Específico de Ensaio Clínico, que contém o protocolo clínico do estudo a ser realizado. Segundo a Anvisa, o dossiê é o principal documento para a avaliação e é obrigatório.A expectativa do Butantan é que os testes sejam autorizados pela Anvisa na próxima semana.
O soro está sendo testado em animais como coelhos e camundongos e já demonstrou que estes tiveram diminuição da carga viral e perfil inflamatório reduzido. Além disso, os animais apresentaram preservação da estrutura pulmonar.
- Brasil enfrenta pior momento da pandemia de Covid-19
- Instituto Butantan recebe insumos para 14 milhões de doses da Coronavac
O soro foi produzido a partir da inoculação do vírus inativo em cavalos. O corpo dos animais reage ao microrganismo e produz anticorpos para combater a infecção. Depois, o sangue dos equinos é coletado e esses anticorpos são isolados para que possam ser usados contra a doença.