21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Brasil comemora 90 anos de voto feminino

O direito feminino ao voto só pôde ser exercido cerca de 400 anos depois que eleições começaram no Brasil em 1932

Por Wesley Ribeiro 

Você sabia que o direito das mulheres ao voto no Brasil foi adquirido há apenas 90 anos? Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, dia em que a conquista é celebrada, vale relembrar algumas curiosidades sobre essa trajetória.

- Continua após a publicidade -

O direito feminino ao voto só pôde ser exercido cerca de 400 anos depois que eleições começaram no Brasil em 1932. A primeira votação em terras brasileiras aconteceu em 1532 quando os moradores, do sexo masculino, da vila de São Vicente, em São Paulo, foram às urnas para eleger o Conselho Municipal.

E as primeiras cidadãs a participar de uma eleição tinham de ser casadas e ter a autorização dos maridos para votar. No caso de viúvas e solteiras, tinha de ter renda própria para exercer esse direito. Somente em 1965, com um novo Código Eleitoral, o voto feminino foi igualado ao voto masculino.

Atualmente, as mulheres representam 53% do eleitorado brasileiro, totalizando mais de 77 milhões registradas na Justiça Eleitoral.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Lilian Mota, pontua que a luta histórica das mulheres mostra o rompimento com a dominação masculina e a opressão da sociedade.

“Não podemos esquecer que mais da metade do eleitorado brasileiro é formado por mulheres, isso nos mostra que somos capazes de decidir o rumo político do Brasil”

Ela ainda comenta que o dia 24 de fevereiro é um marco para história feminina no país, pois foi a partir de então que as mulheres brasileiras foram integradas na categoria de indivíduo capaz de expressar opiniões políticas próprias por meio do ato do voto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA