O Governo do Estado anunciou que poderia destinar recursos do Acordo de Mariana para a duplicação, mas confirmou que o investimento na BR-259 será da União
Por Amanda Amaral
O trecho da BR-259, entre João Neiva e Colatina, será duplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O Governo do Estado chegou a anunciar que poderia destinar R$ 1 bilhão para a duplicação da rodovia com recursos do Acordo de Mariana.
Em nota enviada à ES Brasil, a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (SERD) informou que a duplicação da BR 259 está prevista no orçamento da União e que os recursos federais estão garantidos, conforme diálogo mantido com a Presidência da República.
Disse ainda que a aprovação dos projetos de engenharia está na fase de conclusão pelo DNIT, órgão federal. A partir desta conclusão, haverá a definição de um orçamento final para as obras por parte da União.
A SERD afirma também que, apesar do acordo de repactuação do desastre ambiental de Mariana não prever o aporte de recursos estaduais para esta obra específica, o Governo do Estado, ciente da importância da rodovia para a região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, está a disposição para possíveis parcerias com o Governo Federal, como foi feito com a Rodovia do Contorno, envolvendo também a bancada federal capixaba.
O DNIT destacou que o projeto prevê intervenções em toda a rodovia, com solução de duplicação de João Neiva até o bairro Columbia em Colatina, do km 0 ao km 63. Já do bairro Columbia até a divisa em Baixo Guandu, do km 63 ao km 106, o órgão federal informou que está prevista a restauração da pista existente com melhoramentos que incluem acostamentos, terceiras faixas e vias laterais.
Contudo, o DNIT ressaltou que ainda não há definição de um orçamento final para as obras e cronograma de execução, pois é necessário aguardar a conclusão e aprovação dos projetos de engenharia.

