A Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) formalizou mais um termo de cooperação e descentralização de recursos para projetos de infraestrutura nos municípios afetados pelo desastre ambiental de Mariana, ocorrido em 2015.
O aporte de R$ 8 milhões, distribuído entre os exercícios fiscais de 2025 e 2026, será transferido à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e empregado na construção do Novo Terminal Rodoviário de Linhares, no norte do Espírito Santo.
Orçada em R$ 14 milhões, a obra está em andamento em uma área estratégica, próxima ao aeroporto do município, e contemplará uma estrutura com mais de 13 mil metros quadrados. O novo terminal terá capacidade para receber 300 mil passageiros por ano, fortalecendo a mobilidade e ampliando a infraestrutura de atendimento na região.
De acordo com o contrato, a empresa vencedora da licitação dispõe de 660 dias, contados a partir da ordem de serviço, para a entrega completa do empreendimento, totalizando um prazo de 660 dias para conclusão dos serviços.
A iniciativa cumpre as diretrizes do Anexo 12 do Novo Acordo do Rio Doce, que estabelece ações voltadas à reforma, modernização, aquisição de equipamentos e aprimoramento logístico de estruturas físicas e serviços da Administração Pública. Além do repasse da Serd, o projeto também contará com contrapartida financeira do município, reforçando o compromisso local com a viabilização da obra.
Para o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, o novo terminal representa um avanço em segurança viária, integração modal e desenvolvimento turístico na Bacia do Rio Doce.
“Será um polo de integração modal com o Aeroporto e com a BR-101, estimulando o desenvolvimento econômico regional por meio do turismo. Estamos firmando outros termos de cooperação para a realização de obras nos municípios da Bacia do Rio Doce e do Litoral Norte, como a Terceira Ponte de Colatina. Obras que vão trazer um dinamismo econômico sustentável para as cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana”.

