23.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 maio, 2020

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Leia Também

Governo e instituições firmam parceria e restauram 20 respiradores

Os respiradores consertados serão levados às unidades hospitalares de referência no tratamento da Covid-19. Segundo o governo do Estado, a restauração dos equipamentos não gerou custos administrativos.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.

Bolsonaro sanciona socorro a Estados e municípios e veta reajuste a servidores

O presidente vetou, entre outros artigos, o que blindava categorias do funcionalismo público do congelamento de reajustes salariais até o fim de 2021.

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos

Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das livrarias e até on-line, os brasileiros ainda não adquiriram o hábito de poupar. Sem sequer a recorrer a livros que tratem do assunto para pelo menos começar. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 45% dos entrevistados chegam ao fim do mês sem sobras no orçamento, muitas vezes tendo que fazer malabarismos até mesmo para pagar as contas.

Sabemos que o processo de educação financeira é longo. Mas sempre vale ler histórias para se inspirar – e para aprender o caminho das pedras. Isso não significa que você pode acreditar em tudo o que vê.

“É preciso aprender a entender e filtrar as informações recebidas, pois muitas não são aplicáveis em seu dia a dia. Não há uma solução miraculosa para transformar suas finanças da noite para o dia”, avisa José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

“Não existem fórmulas mágicas para enriquecer e poupar dinheiro. Investir requer acima de tudo estudo, planejamento, trabalho e paciência”, acrescenta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Para ajudar você a entender os princípios da educação financeira e melhorar a sua relação com o dinheiro, preparamos uma lista de livros para aprender a poupar que são sucessos de venda e prometem ensinamentos financeiros que, se bem aplicados, podem ser duradouros em sua vida. Confira:

Aprenda a poupar e a investir com bons livros
(Fotografia – Divulgação)

Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Este é um dos livros para aprender a poupar mais lembrados quando o assunto é finanças pessoais. A obra-prima de Kiyosaki questiona a forma como o sistema educacional não nos prepara para lidar com o mundo real, principalmente com o nosso dinheiro. Para o autor, cada pessoa tem a opção de controlar o próprio destino ou delegá-lo a alguém.

Kiyosaki conta como aprendeu com o pai de um colega a poupar, administrar e a investir seu dinheiro – e mostra como a mentalidade das pessoas no geral pode ser destrutiva nesse aspecto.

Aprenda a poupar e a investir com bons livros
(Fotografia – Divulgação)

Independência Financeira – Robert T. Kiyosaki

Nessa obra, o autor de “Pai Rico, Pai Pobre” é ainda mais ousado e questionador. Kiyosaki questiona o valor que as pessoas costumam atribuir à combinação de emprego estável e salário fixo. Para ele, essa mentalidade conformista é o que causa tanta oscilação e insucessos financeiros. Usando exemplos de pessoas que largaram o ambiente acadêmico e a segurança dos empregos tradicionais, como Bill Gates, a proposta desse livro é te impulsionar a realizar mudanças profissionais e econômicas realmente significativas e buscar com mais afinco a sua libertação financeira.

Aprenda a poupar e a investir com bons livros
(Fotografia – Divulgação)

Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

Depois do sucesso de “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, Cerbasi traz nesta obra dicas e ensinamentos de ordem prática para acabar com o caos financeiro que domina a vida de tantas pessoas.

O autor percorre um caminho bastante definido até a organização completa das finanças, começando com um diagnóstico da situação atual, estabelecendo metas para a independência financeira e analisando perfis de consumo e investimentos. O livro aborda até mesmo os temas mais complexos, como uso do crédito e a declaração do Imposto de Renda.

Aprenda a poupar e a investir com bons livros
(Fotografia – Divulgação)

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Na obra, o autor propõe uma reflexão constante sobre o conjunto de crenças das pessoas que as levam a tomar determinadas decisões e moldar o seu destino financeiro.

Eker é enfático ao afirmar que o dinheiro é quem precisa trabalhar para as pessoas, e não o contrário, reforçando a necessidade de poupar e investir sempre para alcançar seus objetivos.

 

(Fotografia – Divulgação)

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri se autointitula uma “poupadora compulsiva”. Dona de um canal no YouTube com milhões de inscritos e visualizações, a autora utiliza uma linguagem muito simples e prática para traçar um caminho muito bem definido até a independência financeira.

Sua proposta é mostrar com clareza que poupar não é simplesmente acumular dinheiro, mas estabelecer metas e prioridades para a realização dos sonhos.

(Fotografia – Divulgação)

O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Setenta anos depois da sua primeira edição, o livro de Benjamin Graham ainda continua super atual e leva o apelido de “bíblia dos investimentos”, talvez um dos principais livros para aprender a poupar. O autor apoia seus ensinamentos para os investidores sobre um tripé composto por educação financeira, conhecimento pleno do mercado e uma visão de longo prazo.

O tempo consolidou a obra de Graham como um grande de manual de ajuda para investidores e você também pode usar toda essa sabedoria para suas próprias aplicações.

*Da redação com informações do site Meu Bolso Feliz

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Pesquisa revela que empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Marcos Troyjo é eleito presidente do Banco do Brics

Troyjo sucederá o indiano Kundapur Vaman Kamath, primeiro a comandar o NDB, criado na reunião de cúpula do Brics de Fortaleza, em 2014

Aneel tenta reduzir reajustes tarifários para ex-distribuidoras da Eletrobras

Os contratos de concessão dessas distribuidoras, que foram vendidas em leilões realizados há dois anos, previa a possibilidade de que os novos operadores pedissem Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) para reconhecer os investimentos realizados na área de atuação das empresas

Com crise, mercado financeiro projeta rombo fiscal recorde este ano

Dados divulgados nesta segunda-feira, 25, pelo Banco Central mostram que a expectativa de déficit primário do setor público para o ano subiu de 7,80% para 8,00% do Produto Interno Bruto (PIB).

Vida Capixaba

Golden Tulip Porto Vitória inaugura espaço exclusivo para lives

O objetivo é disponibilizar infraestrutura tecnológica de ponta para encontros virtuais, como shows e transmissões corporativas, além de ensaios de grupos musicais. 

“Blitz do Bem” entrega kits de limpeza e máscaras, na Serra

Nesta quarta-feira (27), uma equipe do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Saúde do município, distribuiu kits de limpeza e máscaras de proteção.

Observatório online ajuda a fortalecer a gastronomia regional

Com coordenação e execução da instituição, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à culinária.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Continua após publicidade