Alimentos que ajudam a se sentir bem depois das festividades

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Especialista dá dicas de como evitar a ressaca depois de beber bastante em uma festa de fim de ano

As festas de fim de ano são pura diversão, mas os exageros por conta do consumo excessivo de bebidas alcóolicas e comidas gordurosas trazem mal-estar e ressaca, principalmente nos dias mais quentes do ano.

A nutricionista Leusimar Malta Nunes, alerta sobre a importância de escolher os alimentos certos para curar a ressaca e manter a disposição durante todas as festas.

Beber em excesso pode causar desidratação. O ideal é optar por frutas e bastante água para evitar a ressaca. – Foto: Reprodução

Confira os melhores alimentos para quem deseja evitar a ressaca:

• Água de coco: além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos pelo consumo de bebidas alcoólicas.
• Água aromatizada com alecrim: ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea.
• Atum e sardinha em lata: ajudam a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool.
• Frutas: são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana que é ótima fonte de potássio.
• Massas, bolos e pães: são ricos em carboidratos. Se transformam em açúcar depois de digeridos e fornecem energia para o corpo.
• Couve e espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a limpeza do fígado.
• Grãos integrais: possuem muita vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.
• Ovo: rico em proteína cisteína, que contém glutationa. Quando o corpo detecta a presença de álcool, produz uma substância tóxica denominada acetaldeído. Em seguida, produz glutationa para evitar intoxicação. Portanto, o ovo é um aliado na cura da ressaca.
• Tomate: é rico em vitamina C, glutationa e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.
• Chás: boldo e carqueja ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal estar.
• Isotônico caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal – 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá).

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