Alertas de desastres para assinantes de TV por assinatura

Foto: Thinkstock

Por meio de mensagens na tela, serão emitidos alertas sobre os riscos de desastres naturais nos Estados

A partir de agora, os assinantes de TV por assinatura contarão com mais um serviço. Serão encaminhadas mensagens sobre alerta de risco emitido pela Defesa Civil dos Estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de Alagoas.

As mensagens enviadas serão referentes a caso de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Para receber as mensagens não será necessário realizar cadastro prévio. As mensagens chegarão às telas dos assinantes por meio de pop-ups (janelas temporárias) que permanecerão ativas pelo tempo de 10 segundos. Haverá a possibilidade de fechá-las.

De acordo com o cronograma, em São Paulo, o serviço começa no dia 21 de outubro. Em seguida será a vez das regiões Centro-Oeste e Norte, no dia 18 de novembro; e na Região Nordeste, no dia 16 de dezembro. Já nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, o serviço será implantado até o final do ano.

O serviço passará a valer para clientes de empresas Claro (NET), Vivo, Oi, Sky e NossaTV receberão as mensagens. O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

SMS

A Defesa Civil dos Estados já emite alertas por SMS, desde 2017. No total, foram disparadas mais de 700 milhões de mensagens para 6,7 milhões de clientes da telefonia móvel de todo o país, entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019.

*Da redação, com informações da Agência Brasil.

Conteúdo Publicitário