21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Álcool gel e crianças, uma combinação que merece muito cuidado

O item aumenta o risco de acidentes envolvendo as crianças, ou mesmo dermatite e até intoxicação alcoólica

Não há dúvidas de que o álcool gel é um aliado importante, de adultos e crianças, no combate ao novo coronavírus. Virou um item que faz parte de dia a dia em casa, no trabalho, no carro, em qualquer lugar.

Mas esse uso frequente do produto aumenta o risco de acidentes envolvendo as crianças, ou mesmo dermatite e até intoxicação alcoólica. O pediatra da Unimed Vitória Valentim Sipolatti destaca que nos bebês não é preciso usar o álcool, já que a pele deles é mais sensível e imatura e pode causar irritação. O ideal é lavar as mãozinhas sempre com água e sabão.

- Continua após a publicidade -

Como há muitas versões das embalagens de álcool, algumas coloridas e até com bolinhas, o pediatra alerta que isso pode gerar curiosidade nas crianças. “É importante não descuidar e não deixar que as crianças menores tenham acesso fácil ao produto. Não é incomum que eles levem o álcool à boca ou, sem querer, passem nos olhos causando uma irritação que pode ser séria”, diz.

álcool e criança
Álcool em gel em casa aumenta o risco de intoxicação de crianças. – Foto: Reprodução

A Anvisa emitiu inclusive uma Nota Técnica sobre os riscos do uso do álcool gel, que foi elaborada com base nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano houve 108 registros no país, frente a 15 casos em 2018 e 17 no ano de 2019.

O médico afirma que, em bebês e crianças pequenas, uma quantidade pequena de álcool, que tem concentração de 70%, pode causar intoxicação. “É importante estar atento a possíveis sinais de que houve ingestão do produto, como sonolência, fala mais arrastada, tontura e comportamentos diferentes. Em situações assim, deve-se procurar imediatamente atendimento médico”.

Confira dicas para evitar acidentes envolvendo as crianças e o álcool gel:

1- Lavar as mãos das crianças com água e sabonete é a higienização mais recomendada. Use o álcool gel somente nas ocasiões em que não for possível lavar as mãos.

2- Mantenha o álcool gel fora do alcance das crianças, principalmente das crianças menores, até 5 anos de idade.

3- O álcool é um produto inflamável e pode causar acidentes com fogo. Ao aplicar o produto, não fique perto de fogões, por exemplo, e mantenha o produto longe do fogo e do calor.

4- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes não etiquetados ou em embalagens diferentes.

5- Não utilize o álcool em forma de aerossol nas crianças.

6- O álcool gel pode ser usado pelas crianças desde que aplicado por um adulto ou sob a supervisão de um adulto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA