Foi o que revelou a pesquisa do IJSN, que mostra em seguida o abastecimento público, a pecuária e a indústria como os maiores consumidores de água
Por Amanda Amaral
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) revelou que, no Espírito Santo, a agricultura representou 92,3% do consumo de água.
Em seguida, o estudo aponta como maiores consumidores a pecuária (1,6%), a indústria (1,6%) e o abastecimento público respondeu por (4,5%). De acordo com a divulgação, o abastecimento de água no Espírito Santo é predominantemente proveniente de mananciais superficiais, como rios e lagos, o que torna esses corpos hídricos particularmente vulneráveis e exige cuidados específicos.
Em relação ao abastecimento de água no Espírito Santo, 84,3% dos domicílios são atendidos pela rede geral de distribuição, enquanto 15,7% dependem de fontes alternativas como poços artesianos e cacimbas.
No cenário nacional, 83,8% dos domicílios estão conectados à rede de distribuição, o que coloca o Espírito Santo à frente nesse aspecto. Além disso, o estado se destaca pela qualidade do serviço, com 99,4% dos capixabas que recebem água pela rede geral tendo o fornecimento diretamente em seus domicílios, o que minimiza o risco de contaminação durante o transporte.


O diretor geral da Agerh, Fábio Ahnert, destacou a importância de intensificar a recuperação das bacias hidrográficas e de aumentar sua resiliência aos eventos hidrológicos extremos (secas e inundações).
“No Espírito Santo, a Lei nº 10.179/2014 estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos e prevê os instrumentos de gestão, dentre eles a regulação do uso da água de forma a induzir o uso racional e o equilíbrio entre a disponibilidade hídrica e a demanda dos principais setores usuários de água”.

Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o estudo reforça a importância do recurso hídrico para o desenvolvimento do Estado e como ele é uma responsabilidade de todos: “Os dados apresentados nesse IJSN Especial evidenciam como a água é um recurso fundamental quando pensamos no desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil e é justamente o grau de importância desse recurso no nosso dia a dia que faz com que cuidar da água seja uma responsabilidade de todos. Só assim é possível garantir o equilíbrio entre as necessidades humanas e ambientais, assegurando a água de qualidade para as atuais e futuras gerações”, concluiu (com informações do Instituto Jones Santos Neves).