22.1 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto, 2022

Prédio na Serra recebe título internacional de construção sustentável

O Senac-ES que ganhou certificação LEED está localizado em Portal de Jacaraípe, Serra. Foto: Divulgação/Senac

O Senac-ES, na Serra, é o primeiro do Espírito Santo e a segunda unidade do Sistema no Brasil a receber esse tipo de certificação

Por Amanda Amaral

Um prédio no município da Serra ganhou um título internacional. Trata-se do Senac-ES, localizado em Portal de Jacaraípe, que recebeu a Certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) no nível Platinum. 

É o único empreendimento do Espírito Santo com este nível de certificação e a segunda unidade do sistema Senac no Brasil a conquistar o título. A instituição capixaba alcançou a pontuação máxima em otimização do desempenho energético e redução do consumo de água.

A certificação LEED é um dos principais reconhecimentos concedidos a projetos de construção civil do mundo. A unidade da Serra possui importantes iniciativas sustentáveis que a credenciaram a conquistar este importante título.

Diferenciais

Entre os diferenciais estão a utilização de energia renovável por meio de painéis fotovoltaicos, reaproveitamento de água da chuva para irrigação de jardim e uso nas bacias sanitárias, controles de iluminação por meio de sensores de presença e sensores fotoluminescentes que variam a potência das luminárias de acordo com a intensidade de luz natural disponível.

Também é dotada de sensores de CO2 para monitoramento da qualidade do ar e ativação da renovação de ar nos ambientes, metais e louças com baixa vazão de água, estacionamento com destinação de vagas preferenciais para veículos de baixa emissão e para carona solidária, telhado com alto índice de refletância solar (SRI) nas coberturas.
Destaque, ainda, para a utilização de vedação do tipo ICF que além de ser isolante termoacústica, possibilitou a redução no canteiro em aproximadamente 90% e aplicou a logística reversa em seus resíduos. Mais de 75% dos resíduos gerados durante a construção foram reciclados.

Complementam as intervenções sustentáveis no edifício a utilização do sistema de climatização do tipo VRF, que atende aos critérios internacionais de eficiência energética, com sistema inteligente para detecção de falhas que informa sobre anormalidades no funcionamento. O dispositivo possui acesso remoto por meio de automação, facilitando a manutenção e operação do sistema, permitindo controlar a temperatura de uma sala de aula, ligar e desligar as evaporadoras, além de outras funções de programação.

Sobre a certificação LEED

A unidade da Lorenge conseguiu certificação LEED nível Gold. Foto: Divulgação/Lorenge

Leadership in Energy and Environmental Design, em tradução, significa liderança em energia e design ambiental. A certificação é utilizada em mais de 160 países, o que a tornou a principal plataforma usada para green buildings ou edifícios verdes. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos. Os níveis são: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

No Brasil, são 1.776 projetos registrados e 786 certificados com o selo LEED, sendo que somente 72 deles receberam a certificação no nível Platinum. Aqui no Estado, apenas um projeto possui essa certificação internacional. Trata-se de um empreendimento desenvolvido pela Lorenge, em 2013, que obteve nível Gold.

Por dentro do Senac Serra

Inaugurado em agosto de 2021, o Senac na Serra dispõe de mais de 3.600 metros quadrados de área total, sendo equipada com ambientes pedagógicos entre salas de aula, laboratórios e área administrativa.

Possui cinco salas de aula convencional, dez laboratórios práticos, sendo cozinha didática, restaurante pedagógico, salão de beleza, sala de manicure, laboratório de estética, laboratório de modelagem e costura, além de três Laboratórios de Informática e um Laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores. Complementam as instalações, um amplo espaço de convivência e área verde, estacionamento e auditório.

Com informações do Senac-ES. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade