25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

“Abril Verde”: mais de 85% das vítimas de acidente de trabalho são homens no ES

“Abril Verde” é o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Um terço das vítimas no estado são jovens de 20 a 29 anos

Por Wesley Ribeiro 

Abril é o mês dedicado à conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. É a Campanha “Abril Verde”. Também não é para menos. No Espírito Santo, em 2021 foram notificados 2.744 acidentes, sendo 85,9% com homens. Cerca de um terço dessas vítimas tinham entre 20 e 29 anos.

- Continua após a publicidade -

Os dados são do sistema de informação estadual de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde, o e-SUS Vigilância em Saúde (VS). Trabalhador volante de agricultura, pedreiro e trabalhador agropecuário geral foram as principais ocupações com notificações realizadas em acidente de trabalho.

Em relação aos óbitos, foram 67 notificados no mesmo ano, sendo a faixa etária de 40 a 49 anos a de maior registro, seguida da faixa etária de 20 a 29 anos. Pedreiros, motociclistas no transporte de documentos e pequenos volumes e serralheiros lideraram o ranking de mortes por acidente de trabalho.

Definem o acidente de trabalho as seguintes características:

  • Todo caso de acidente de trabalho por causas não naturais compreendidas por acidentes e violências que ocorrem no ambiente de trabalho ou durante o exercício do trabalho;
  • Quando o trabalhador estiver realizando atividades relacionadas à sua função;
  • Quando a serviço do empregador ou representando os interesses dele;
  • Quando no percurso entre a residência;
  • E trabalho que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho e morte.

Simpósio

esbrasil-abril-verde-prevencao-acidentes-trabalho-doencas-ocupacionais
Fonte: Governo do Estado

Para discutir essa temática, especialmente por causa da “Campanha Abril Verde”, a secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT), anunciou que vai promover, nos dias 27 e 28 de abril de 2022, (quarta e quinta-feira), o I Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora.

O evento, que acontecerá de forma on-line, está com inscrições abertas para profissionais da Saúde e da Segurança do Trabalho. Para inscrever-se, basta clicar aqui. por meio deste.

Próximo ao dia do evento, a equipe organizadora enviará, para o e-mail de cada participante cadastrado, as orientações para ter acesso ao Simpósio.

De acordo com a coordenadora do NEVISAT, Liliane Graça Santana, os dois dias de encontro têm por objetivo ampliar as discussões sobre esta temática tão importante e que envolve diferentes atores.

“Vamos poder ampliar as discussões de temas pertinentes à saúde do trabalhador a partir do perfil epidemiológico do Espírito Santo, apresentando causas e evidenciando ações que podem auxiliar na redução destes acidentes e também dos óbitos”, disse.

Ainda segundo Liliane Graça Santana, o Simpósio será importante também para provocar a reflexão sobre as questões de saúde e segurança no trabalho. “Além de romper com a naturalização do adoecimento decorrente do trabalho”.

1º Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Quando: 27/04 (quarta)
08h30: abertura
09h30 às 12h: Mesa 1 ‘Saúde do trabalhador: Precarização e perspectivas’
14h às 17h30: Mesa 2 ‘Acidentes de trabalho na construção civil – um campo e múltiplos olhares’

Quando: 28/04 (quinta)
09h às 12h: Mesa 3 ‘O uso do agrotóxico e os riscos à saúde dos trabalhadores rurais: atuação da Visat e práticas seguras’
14h às 16h30: Mesa 4 ‘Processo produtivo de rochas ornamentais: riscos e proteção à Saúde do Trabalhador’
x encerramento

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA