11.9 C
Vitória
quinta-feira, 19 maio, 2022

Galeria capixaba recebe exposição de fotógrafo alemão

Em Roma, o artista alemão captou a imagem do Papa João Paulo II. Foto: Divulgação

O artista alemão Ekkehard Grote expõe recortes de viagens pela Europa e pela América nos anos 80 e 90

A exposição “Zeitgeist – Espírito do Tempo”, do fotógrafo alemão Ekkehard Grote, traz uma seleção de 20 imagens que foram produzidas nas décadas de 80 e 90 na Europa, América Latina e nos Estados Unidos. A mostra contém fotos das extintas Torres Gêmeas, do Papa João Paulo II e do portão de Brandenburgo, e fica em exposição até 07 de maio, na Mosaico Fotogaleria, Vitória.

Foi viajando pelo mundo que Ekkehard descobriu a sua arte. Assim, passou a fotografar pessoas, cidades e culturas diferentes. “As imagens que fazem parte dessa exposição são o resultado de meu trabalho autoral, com recortes das minhas viagens pela Europa até chegar à América Latina. Há registros feitos na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Estados Unidos, Peru e Brasil”, explica o alemão.

Os trabalhos do artista foram exibidos tanto em exposições fotográficas como em apresentações audiovisuais nas cidades de Mayn e Berlim, na Alemanha; Viena, na Áustria; Cidade do México (durante o V Colóquio Latino-Americano de Fotografia); Rio de Janeiro e Petrópolis, no Brasil.

Retorno à Vitória

Além disso, algumas imagens que fazem parte da exposição já foram exibidas no Espírito Santo há 35 anos, quando o artista esteve em Vitória para uma exposição individual com 60 fotografias na extinta Itaú Galeria de Arte, entre março e abril de 1987. Depois, ele retornou ao Estado para novos trabalhos, inclusive com o fotógrafo Tadeu Bianconi, que também conviveu com o artista na Alemanha.

“Primeiro Ekkehard me apresentou muitos livros de mestres da fotografia, principalmente franceses e húngaros. Depois, viajamos para destinos na Europa e nas Américas, registrando as pessoas, as cidades e as culturas que conhecíamos. Foi um período de muito aprendizado, experiências e boas fotos. Isso guiou meu trabalho fotográfico ao longo dos anos”, comenta Bianconi.

Espectro Visual

O curador da exposição, o artista visual André Arçari, ressalta que os assuntos registrados pelas lentes de Grote atravessam um grande espectro visual. Na Berlim Ocidental, um rosto policial alemão em contra-plongée (foto produzida de baixo para cima) que não posa para a imagem. Em Nova York, Grote foi atrás do controverso político norte-americano Richard Nixon.

Em Roma, captou a imagem do carismático Papa João Paulo II. Figuras desconhecidas em dupla exposição na paisagem urbana. Janelas de um prédio na Berlin Oriental com vista para algum lugar próximo à Rotes Rathaus, a sede da Prefeitura da RDA. O portão de Brandenburgo em estourada contraluz.

“Figuras centrais desfocadas e fundos em foco enquadrados das mais variadas formas. Imagens estranhas às regras canônicas da composição com seus assuntos de enquadre ora cortados e deslocados. Acontecimentos desviantes, erráticos. Transeuntes em ritmo de passagem. Eremitas espanhóis em peregrinação. Jogos de ângulos e luzes frente à arquitetura da cidade revelam prédios, como as icônicas Torres Gêmeas, que hoje não existem mais, ou recortes da arquitetura de São Paulo”, descreve Arçari.

Os fotógrafos Gabriel Lordello, Ekkehard Grote e Tadeu Bianconi. Foto: Divulgação

Cópias Analógicas Originais 

Segundo Gabriel Lordello, da Mosaico Fotogaleria, as obras que fazem parte da exposição “Zeitgeist – Espírito do Tempo” são cópias analógicas originais, ampliadas em laboratório pelo próprio artista, na Alemanha.

“O trabalho de Ekkehard Grote é belíssimo e sua história com a fotografia e o audiovisual também. Este ano ele completou 60 anos de idade, 40 deles dedicados à fotografia. E aproveitamos esse momento para trazer sua arte novamente para o Espírito Santo”, explicou Lordello.

 

Mais informações sobre a exposição:

Exposição: Zeitgeist: Espírito do Tempo
Visitação: Até 7 de maio, de segunda a sábado, mediante agendamento prévio.
Agendamento: (27) 99943 0831 ou pelo e-mail [email protected]
Endereço: Mosaico Fotogaleria. Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, loja 18, Shopping Victoria Mall, Mata da Praia, Vitória.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade