23.3 C
Vitória
segunda-feira, 20 maio, 2024

Malta declara voto contrário à indicação de Dino ao STF

Senador capixaba rechaçou qualquer possibilidade de voto a favor da indicação de Dino a vaga no STF

Por Robson Maia

O senador capixaba Magno Malta (PL-ES) declarou-se contrário à indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar declarou que não receberá o candidato em seu gabinete no Senado antes da sabatina e rechaçou qualquer possibilidade de mudar sua decisão a respeito da indicação.

- Continua após a publicidade -

“Quando o [ministro Edson] Fachin foi sabatinado aqui por nós, eu disse a ele: ‘Advogado, o senhor é militante do PT’. Ele disse: ‘Não, quando se coloca a toga…’ Eu disse: ‘Um homem nunca será separado das suas convicções’. […] A mesma coisa eu digo para o Flávio Dino. Ele está bonzinho, mandando interlocutor […]. Eu não recebo, não, até porque eu recebo quem eu não conheço, mas Flávio Dino eu conheço. Vou receber para quê?” disse.

O parlamentar acusou Flávio Dino de agir “com ironia e deboche” contra o Parlamento durante as apurações da CPI. Segundo Malta, a postura do ministro da Justiça foi de “desrespeito” aos representantes da população brasileira. O senador antecipou que votará contra a indicação de Dino e reforçou o “compromisso” de trabalhar em torno da pauta, enquanto aguarda para ouvir o candidato na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

“Fica aqui a minha palavra, o meu voto está dado. Voto contra, trabalho contra e quero ouvir, na sabatina, esse valentão, com pinta de filhote de ditador, que quer acabar com a liberdade de expressão, repetir toda essa valentia na Comissão de Justiça” declarou o presidente do PL no Espírito Santo em discurso no Senado.

Na última segunda-feira (27), quando Lula anunciou a indicação de Dino, Malta já havia se pronunciado de forma incisiva sobre o assunto. O senador criticou fortemente a indicação de Dino e afirmou que o Senado rejeitará a escolha de Lula. O parlamentar ainda questionou os posicionamentos ideológicos do ministro da Justiça e afirmou que a oposição está preparada para, mais uma vez, dispensar uma escolha do presidente.

“O indicado de Lula para o STF é o ministro Flávio Dino, do Partido Comunista do Brasil. Vejam este vídeo (confira abaixo). Qual lado vocês acham que ele quer excluir do debate público? Durante 30 anos, eles dominaram o cenário político sem oposição de verdade para debater ou fazer contraponto. Agora, que temos voz e representação, enfrentamos tentativas de sermos silenciados. O Senado está preparado para enfrentar mais esse desafio. Já rejeitamos uma indicação de Lula anteriormente e, confiando em Deus, rejeitaremos esta também”, disse Malta em suas redes sociais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA