29.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Ales realizará audiência sobre engordamento da Praia do Morro

Comissão de Meio Ambiente analisará denúncias de moradores da região da Praia do Morro

Por Robson Maia

Na próxima quarta-feira (22), a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales) realizará uma audiência pública no município de Guarapari, Região Metropolitana, para discutir o projeto de engordamento da faixa de areia na Praia do Morro e os possíveis impactos da iniciativa. A obra, que deverá ser realizada por meio de parceria entre a prefeitura e governo do Estado, pretende alargar a faixa de areia de 40 metros para 80.

- Continua após a publicidade -

O local é um dos principais pontos turísticos do município e atrai milhares de visitantes anualmente. A sessão especial, que será presidida pelo deputado Gandini (PSD), visa entender os questionamentos apresentados por moradores da região.

De acordo com a prefeitura, a intervenção tem como objetivo contribuir para a infraestrutura e a economia pautada na atividade turística. No entanto, moradores questionam possíveis mudanças na beleza natural e no ecossistema marítimo, além da segurança dos banhistas – haja vista que a profundidade do mar deve aumentar abruptamente ao fim da faixa estendida – e segurança na região, uma vez que o fluxo de pessoas aumentaria significativamente.

Segundo Gandini, entre as denúncias apresentadas por moradores está a existência de interesses imobiliários por trás da obra, devido ao “novo” sombreamento da praia e mudança da altura máxima das edificações.

De acordo com o parlamentar, o interesse da comissão é ouvir autoridades da prefeitura, do Governo do Estado, além do Ministério Público, para entender a necessidade do investimento, que está projetado em mais de R$ 100 milhões.

“Vamos ouvir a população tendo em vista que há uma discórdia muito grande em relação à execução. E há uma desconfiança por parte da população das motivações desse engordamento da praia. Inclusive tem um estudo que indica que tem aumentado a faixa de areia, e não diminuído nos últimos dez anos”, explicou o parlamentar.

Medida foi anunciada em fevereiro

A proposta de engordamento da faixa de areia da Praia do Morro foi anunciada ainda em fevereiro, pelo vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), durante o cumprimento de agenda no município de Guarapari. A proposta é de que a faixa de areia passe de 40 metros para 80 metros.

Além disso, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) também destacou que recebeu o projeto da prefeitura e que ele está em análise pela equipe técnica. Mas, ainda sem previsão para publicação da licitação.

No ano passado, a Praia de Meaípe, também em Guarapari, recebeu uma obra semelhante. O local teve sua faixa de areia alargada entre 50 metros e 80 metros. O investimento foi de R$ 67 milhões e contou com uma parceria entre prefeitura e governo do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA