A experiência é o que importa

Cada vez mais os consumidores buscam boas experiências e facilidade no momento da compra

As marcas já perceberam: aquele cliente, que sempre teve razão, tem se tornado cada vez mais exigente. Hoje, oferecer experiências é o que encanta e fideliza o consumidor. E os números comprovam que um ótimo serviço ou produto já não é mais suficiente. Dados da companhia Salesforce Research mostram que 80% das pessoas acreditam que a experiência é tão importante quanto os produtos ofertados pelas empresas.

E até podem pagar mais por isso: 57% das pessoas já pararam de comprar de uma determinada marca porque a concorrente oferecia uma experiência mais atrativa e agradável.

Sai na frente aquela empresa que se atenta a cada detalhe e oferece experiências reais e condizentes com a essência da marca. Afinal, a comparação entre concorrentes ficou facilitada pelo turbilhão de informações que todos têm na palma da mão. Cada contato com um cliente ou com um possível cliente precisa ser encarado como uma oportunidade única de encantar. Pode ser uma mensagem no site, um vídeo na rede social oficial da empresa, no buffet de um evento ou no brinde corporativo enviado. Em cada detalhe o cliente precisa enxergar o cuidado da marca e com os seus valores e atributos.

Afinal, cada vez mais os consumidores buscam identificação. Todos buscam uma experiência que, ao mesmo tempo em que facilita o momento da compra, seja personalizada. Personalizada não no que diz respeito aos seus próprios gostos, mas que represente os valores da marca que ela já abraçou ou pretende abraçar. Por isso, até mesmo a decoração e buffet do evento de uma determinada empresa será completamente diferente de outro.

Quando a marca tem claro os seus valores, ela transmite para os clientes com clareza. E as impressões positivas desse processo de compra, não apenas se tornam boas para os consumidores, como criam clientes propagadores da marca.


Paula Sardenberg é especialista em branding e produtora de eventos

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