22.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro, completa 20 anos

Nesta terça-feira (28), o mais importante espaço de arte e cultura do município terá sua data celebrada com materiais pela internet

O Teatro Municipal Rubem Braga, administrado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), completa 20 anos nesta terça-feira (28).

Localizado na avenida Beira Rio (Guandu), desde que entrou em funcionamento o espaço teve inúmeras apresentações nacionais, estaduais e locais, entre peças e espetáculos de música e de dança, chegando a alcançar uma média de 35 mil espectadores por ano.

- Continua após a publicidade -

O teatro leva o nome do maior cronista brasileiro, o cachoeirense Rubem Braga. Além de ser reconhecido como um dos centros culturais mais importantes do sul do Estado, contribuindo de maneira fundamental para a produção local e para ampliar o acesso dos moradores da região a atividades artísticas e bens culturais.

teatro rubem braga
O Teatro Rubem Braga já chegou a alcançar uma média de 35 mil espectadores por ano. – Foto: Divulgação/ PMCI

Comemoração

Por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano a comemoração será realizada por meio do compartilhamento de memórias e histórias na internet. Mesmo desativado, também por conta da enchente do início do ano, ações estão sendo preparadas em um vídeo com mensagens e depoimentos de artistas, acervo fotográfico, lives, entre outras coisas.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, disse que os cachoeirenses não abrem mão de comemorar esta data tão importante do espaço que mudou a história artística da cidade. “O teatro é o equipamento cultural mais importante de Cachoeiro e cumpriu, brilhantemente, 20 anos de trabalho, e ainda há de continuar cumprindo. Estamos trabalhando arduamente para devolvê-lo à sociedade”, afirmou.

Já o prefeito do município, Victor Coelho, destaca que mesmo diante de tantos desafios, primeiro com a enchente e agora com a pandemia do novo coronavírus, não poderiam deixar de celebrar o aniversário de um espaço da grandeza do Teatro Rubem Braga. “Certamente, a história do teatro não acabará em 2020. Ainda teremos muitos anos para comemorar presencialmente”, pontuou.

Restauração

A enchente ocorrida em 25 de janeiro causou muitos danos à cidade. No teatro, especificamente, a água e a lama estragaram toda a parte da plateia e equipamentos de palco e som, incluindo o piano, submerso até a altura do teclado.

Equipes da prefeitura visitaram o local e fizeram o trabalho de limpeza, retirando toda a lama e os tecidos, poltronas e carpete danificados. Os objetos e materiais em condições de serem recuperados, como refletores e outros materiais cênicos, foram removidos com cuidado. O piano também foi retirado e encaminhado para restauro.

Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac) está elaborando um projeto arquitetônico para a restauração do espaço, com a preocupação de garantir a acessibilidade do teatro e dando prioridade às melhorias necessárias para o funcionamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -