Plano descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento da empresa
Por Kikina Sessa
A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas.
A partir dele, se compreende melhor o mercado, a viabilidade do negócio, as melhores estratégias de marketing, entre outros.
Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia.
1º passo – Sumário executivo
Ele será um guia geral de seu empreendimento, ajudando a norteá-lo e, também, a “vender a ideia” para outras pessoas, caso precise.
O sumário executivo deve conter os principais pontos do plano. Comece por uma descrição do que o seu negócio faz de fato. Elenque os produtos e serviços que você oferece. Identifique seu público-alvo e seus clientes. Analise a concorrência. Pontue os principais indicadores de viabilidade. Descreva quem são os empreendedores envolvidos no negócio.
Entender o porquê do seu negócio existir talvez seja um dos principais passos para o sucesso. Afinal, quem trabalha com propósito tem mais resiliência perante os desafios a serem superados.
A definição da missão que sua empresa cumpre no mercado, da sua visão de futuro e dos valores que guiam os seus negócios servirão para mantê-los nos trilhos. Isso significa que você sempre terá uma direção estratégica para integrar operações e motivar a equipe.
2º passo – Análise de mercado
Neste momento, identifique as características gerais de seus clientes (faixa etária, gênero, renda, etc.). Interesses e comportamentos do público (Onde compram, quanto pagam, frequência, etc.). O que leva os clientes a fecharem negócio (preço, qualidade, prazos de entrega, etc.). Localização geográfica dos clientes.
Para conhecer os seus clientes de maneira mais aprofundada, use diferentes técnicas: pesquisas, entrevistas, conversas informais, e sempre fique de olho na concorrência.
Após compreender seus clientes e seus concorrentes, feche a sua análise de mercado estudando seus fornecedores. Eles são as pessoas que irão fornecer a você as matérias-primas necessárias ou equipamentos e serviços que ajudarão o seu negócio a rodar.
3º passo – Plano de marketing
O terceiro passo para montar um plano de negócios bem feito é o planejamento de marketing. Ele deve conter, no mínimo, quatro pilares básicos, que os estudiosos do setor chamam de “4Ps”:
Produto – o que você oferta;
Preço – quanto custa o que você oferta;
Praça – onde você oferta;
Promoção – com quais condições você oferta.
Esses quatro elementos são fundamentais para você transmitir o posicionamento de sua empresa ao público-alvo.
4º passo – Plano operacional
O quarto passo no seu plano de negócios será a definição de como se dará a operação da sua empresa. Aqui, você deverá definir espaço físico, capacidade instalada, processos operacionais, pessoal.
5º passo – Plano financeiro
A parte financeira é o pulmão de toda empresa. Por isso, no plano financeiro uma dica de ouro: seja realista. Uma boa análise financeira do negócio pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso logo nos primeiros meses de vida.
Quando for desenvolver o seu plano financeiro considere, no mínimo, os seguintes pontos: estimativa de investimentos necessários; capital de giro; estimativa de faturamento mensal; custos fixos e variáveis; custos com mão de obra e indicadores de viabilidade.
Para se aprofundar mais no assunto, o Sebrae preparou o PNBOX, ferramenta on-line gratuita que ajuda na composição do plano.

