Para não deixar passar nenhuma oportunidade de aumentar as vendas, a preparação deve começar com antecedência, atraindo clientes
Por Kikina Sessa
Um passeio rápido pelas principais datas comerciais do calendário já no início do ano pode orientar o empreendedor no planejamento antecipado sobre onde investir tempo e criatividade para aproveitar as chances disponíveis no mercado durante 2025.
Volta às aulas, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais movimentam o mercado por diversos motivos, como apelo emocional ou hábito de consumo, afirma a gerente da Unidade de Relacionamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Espírito Santo (Sebrae/ES), Adriana Rocha. “Elas criam um ambiente propício para os consumidores gastarem, seja para celebrar, presentear ou vivenciar experiências”.
Para os pequenos negócios do setor de turismo, essas datas são ainda mais estratégicas, pois podem impulsionar reservas, passeios, pacotes promocionais e experiências personalizadas, alinhadas ao perfil do cliente e à vocação do destino.
7 datas comerciais de 2025
• Carnaval (15 de fevereiro): muito bom para negócios ligados a entretenimento, turismo, alimentação e vestuário.
• Dia Internacional da Mulher (8 de março): um momento estratégico para criar ações promocionais com foco em experiências, presentes e serviços.
• Páscoa (20 de abril): ideal para quem trabalha com alimentos, especialmente chocolates e produtos artesanais.
• Dia das Mães (11 de maio): a principal data do primeiro semestre, excelente para lojas de presentes, floriculturas e serviços de bem-estar.
• Dia dos Pais (10 de agosto): outra data importante para presentes, experiências e serviços personalizados.
• Black Friday (28 de novembro): uma das datas mais aguardadas do ano, indispensável para criar promoções impactantes.
• Natal (25 de dezembro): época de maior volume de vendas, abrangendo quase todos os segmentos de mercado.
Para garantir impacto e não deixar passar nenhuma oportunidade de alavancar os negócios, a preparação deve começar com antecedência. Para isso, o Sebrae/ES recomenda que o planejamento tenha prazos bem estabelecidos. “De dois a três meses antes da data alvo, deve-se planejar o estoque, as campanhas de marketing e as parcerias estratégicas. Trinta dias antes, é hora de fazer o lançamento das campanhas promocionais, intensificar a comunicação e o engajamento nas redes sociais. E, nas semanas que antecedem a data, é o momento de fazer os ajustes finais na operação e dar foco no atendimento ao cliente”, orienta Adriana.


Para apoiar os empreendedores, o serviço conta com o “Calendário Promocional Sebrae”, que traz um mapeamento detalhado das principais datas comemorativas do ano, além de orientações práticas sobre como aproveitar cada uma delas. O guia pode ser acessado pelo link Calendário do Empreendedor – Sebrae.
“O Sebrae/ES também oferece cursos, consultorias e conteúdos voltados para pequenos negócios que desejam se destacar em datas comerciais. Os empreendedores podem buscar orientação personalizada ou participar de capacitações específicas para planejamento, marketing e vendas”, destaca a gerente.
Dicas do Sebrae para o sucesso nas datas comerciais:
1. Planeje com base em dados: use o Calendário Promocional Sebrae para identificar as datas mais relevantes para o seu negócio e o perfil do cliente.
2. Invista em marketing digital: as redes sociais e o e-commerce são aliados fundamentais para atrair e converter clientes.
3. Destaque-se com diferenciais: aposte em criatividade, personalização e atendimento de excelência.
4. Ofereça experiências completas: no setor de turismo, por exemplo, combine serviços que valorizem o destino e gerem lembranças únicas.