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domingo, 9 DE fevereiro DE 2025

5 importantes investimentos nos portos capixabas em 2024

Obras iniciadas, como as da primeira fase do Porto Central, e outras sendo concluídas, como as do Porto de Vitória, marcaram os investimentos no complexo portuário do Estado

Por Kikina Sessa

O complexo portuário capixaba recebeu investimentos importantes durante o ano de 2024, dando sequência ao andamento da ampliação da infraestrutura atual e caminhando para consolidar sua posição como hub logístico. A boa notícia chegou em dezembro, com o início das obras da primeira fase do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do Estado.

1 Porto Central

As obras de instalação do empreendimento portuário começaram no dia 4 dezembro de 2024. A primeira fase vai contemplar a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um terminal de granéis líquidos de águas profundas.

O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship) para operações com embarcações de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs), que têm capacidade de carga de 1,5 milhão a 2,4 milhões de barris. O foco é atender a extração do pré-sal na região da Bacia de Campos, no Norte do Rio de Janeiro.

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Essa fase vai consumir um investimento de R$ 2,6 bilhões, algo em torno de 20% do total previsto para o porto, orçado em R$ 16 bilhões. No pico das obras da fase 1 devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos, sendo a meta que 70% seja proveniente da mão de obra local. O projeto é liderado pela TPK Logística com Polimix e 70% dos investimentos serão provenientes de terceiros. Por questões de confidencialidade, a administração do porto não divulgou nomes de parceiros com contratos já assinados para o início das operações.

5 importantes investimentos nos portos capixabas em 2024
Perspectiva Porto Central: conclusão das obras da primeira fase previstas para 2027, com início das operações em dezembro de 2027 – Foto: Divulgação

O cronograma da primeira fase prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro de 2027. As etapas incluem a conclusão da supressão vegetal, seguida pelas obras civis de terraplanagem e implantação do canteiro de obras.

Também estão previstas a produção, transporte e armazenagem de rochas para o quebra-mar sul, a instalação da central de fabricação dos elementos de concreto e a dragagem do canal de acesso.

2 Vports

Em setembro de 2024 a Vports anunciou a conclusão dos projetos contemplados nos investimentos de R$ 180 milhões, que fazem parte do acordo de concessão dos portos à empresa. Uma das obras foi a revitalização da estrutura ferroviária localizada dentro da área do porto, no município de Vila Velha. A ferrovia abre caminhos para uma nova rota logística entre a região Centro-Oeste, com trilhos partindo de Goiás, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo.

A estrutura tem capacidade para aumentar o volume de cargas escoadas pelo porto em aproximadamente 5 milhões de toneladas. Essa, entre outras iniciativas, vai contribuir para aumentar a capacidade de movimentação em 80% até 2029.

A expectativa é de que a nova estrutura ferroviária – ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – seja utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.

Outro importante projeto foi a recuperação dos berços 905 e 206 no Terminal Portuário de Paul, utilizados na movimentação de gusa e combustíveis. A reforma trouxe benefícios como maior produtividade para as operações, além da extensão da vida útil das estruturas. O berço 905 tem 160 metros de comprimento e 12 metros de largura, enquanto o berço 206 é um pouco maior, com 261 metros de comprimento e 12 metros de largura.

No total, o trabalho envolveu a pavimentação de cinco mil metros quadrados do cais e seis mil metros quadrados de recuperação estrutural e pintura, com a utilização de 22 toneladas de aço e três mil metros cúbicos de concreto, além de obras de drenagem e reaterro. Também foram instaladas defensas no berço 905, de forma a garantir a condição técnica e de segurança das operações.

5 importantes investimentos nos portos capixabas em 2024
Silo horizontal recuperado no terminal portuário em Capuaba, Vila Velha, ampliou capacidade de armazenamento de granéis sólidos – Foto: Divulgação

As obras apresentadas também incluem a recuperação dos dois silos horizontais localizados em Capuaba, Vila Velha, que, juntos, têm capacidade para armazenamento de 80 mil toneladas de granéis sólidos vegetais como trigo, malte, farelo de soja, milho, entre outros.

Também foram recuperados cinco armazéns de importância histórica e cultural localizados no centro de Vitória: dois deles (1 e 2), com 1,5 mil metros quadrados cada, serão utilizados para fins comerciais, além de reformas de berços e adequações estruturais para diversificar os tipos de carga transportadas.

Os armazéns 3 e 4 com área de cerca de 2 mil metros abrigarão, respectivamente, o Senai Porto – uma unidade do Senai voltada para a formação de mão de obra na área de Logística, Tecnologia da Informação, Gestão Portuária e Economia do Mar – e o Museu Vale, ficando o Armazém 5 disponível para a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

3 Dragagem Porto de Barra do Riacho

Outro investimento da Vports foi no Porto de Barra do Riacho, em Aracruz. As obras, iniciadas em outubro de 2024, vão retirar um volume de 350 mil metros cúbicos, sendo a primeira dragagem do porto desde a sua construção, em 2013.

“São projetos importantes dentro do propósito de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária. Temos uma vantagem competitiva em função da localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando a impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil, dentro de um projeto sólido, de crescimento e desenvolvimento compartilhado”, afirmou Gustavo Serrão, por ocasião do anúncio.

4 Portocel

A diversificação de cargas foi um marco para Portocel, localizado em Aracruz, neste ano de 2024. Reconhecido pela movimentação de produtos florestais, o porto operou cargas de veículos, café e chapas de rochas naturais. Em operação há 46 anos em uma região que vem se despontando como um hub logístico, o terminal vem investindo em melhorias na sua infraestrutura, incluindo a ampliação de áreas para armazenagem, e cada vez mais é visto como alternativa logística entre os players do comércio exterior.

5 Petrocity

Nestes últimos dias de 2024, o Grupo Petrocity teve aprovado empréstimo de quase R$ 250 milhões para construir quatro rebocadores pela Petrocity Navegação para apoio às atividades do Terminal de Uso Privativo (TUP) de Urussuquara, São Mateus.

Segundo o presidente do grupo, José Roberto Barbosa da Silva, os quatro rebocadores 2800 W serão construídos no estaleiro Rio Maguary S/A, no Pará, e servirão de apoio às atividades da Petrocity Portos e também de outros “portos amigos”, conforme acordos já firmados.

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