A Universidade Vila Velha construiu uma nobre história no desenvolvimento da formação, pesquisa, extensão em nível superior que projeta a ciência capixaba para o mundo
Por Pablo Lira
Um visionário vê o que outras pessoas não enxergam, acredita naquilo que outros indivíduos não percebem e cria o que os outros nem podem imaginar. Um visionário é diferenciado, se coloca a frente de seu tempo.
Na década de 1970, em 05 de março de 1976, o Espírito Santo contou com o engajamento do Professor Aly da Silva (in memoriam) para constituir o Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha, hoje Universidade Vila Velha (UVV), que completa 48 anos de história no desenvolvimento da formação, pesquisa, extensão e das produções científicas, tecnológicas e de inovação.
Comprometido com o desenvolvimento da educação capixaba, especialmente, do nível superior, o Professor Aly da Silva se formou em Filosofia, Economia, Direito, História e Geografia. Alcançou o título de Mestre em Sociologia. Durante sua carreira, lecionou na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde exerceu função na Reitoria e desempenhou um papel fundamental no processo de federalização daquela instituição.
Em 16 de abril de 1974, o Professor Aly inaugurou a Sociedade Educacional do Espírito Santo (Sedes), a mantenedora da UVV que hoje é conhecida como Sociedade Educação e Gestão de Excelência/Vila Velha (SEG€X UVV). Em 2024 a mantenedora celebra 50 anos, meio século de importantes realizações que contribuíram para destacar o estado nos mapas nacionais e internacionais de redes de pesquisa e produção de conhecimento científico.
Na década de 1980 a gestão da mantenedora foi assumida por José Luiz Dantas, filho do Professor Aly da Silva, um profissional com espírito empreendedor e inovador, também comprometido com a educação superior de alta qualidade. No início dos anos 2000 a Instituição de Ensino Superior (IES) conquistou a classificação de Centro Universitário Vila Velha, o que favoreceu sua projeção em nível nacional.
Em 2011, a IES alcançou o grau máximo da academia brasileira, sendo reconhecida e credenciada como Universidade Vila Velha. Com isso, tornou-se a primeira e única universidade particular do Espírito Santo.
Ao longo dessas décadas, a UVV ampliou significativamente suas atividades e produções. Segundo indicadores de avaliação do Ministério da Educação, a UVV se destaca entre as melhores universidades do Brasil. Também é reconhecida pelo sistema do Times Higher Education (THE), que estabelece um ranking mundial de universidades. A UVV se destaca em outros rankings internacionais, como QS World University Ranking, que reconhece a alta qualidade da produção científica.
Nesse sentido, constata-se que os visionários são essenciais na sociedade, pois plantam as sementes da inovação que germinam, florescem e dão vida a grandes sonhos pessoais e coletivos. A Universidade Vila Velha apresenta uma nobre história no desenvolvimento da formação, pesquisa, extensão em nível superior que projeta a ciência capixaba para o Brasil e mundo. Viva a UVV e toda sua comunidade acadêmico-científica!
Pablo Lira é doutor em Geografia, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da Universidade Vila Velha (UVV)