25.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Sobe para 4 número de infectados pelo coronavírus no ES

coronavírus
Os casos de coronavírus foram registrados na Grande Vitória e no interior. - Foto: Divulgação

Após a confirmação do quarto caso de coronavírus no Estado, o governador Renato Casagrande decretou situação de emergência no Espírito Santo

Já são quatro casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. Três deles são de pacientes que realizaram viagens ao exterior e outro por meio de transmissão local (contágio ocorreu dentro do Estado).

Segundo o Centro de Operações Estratégicas (COE), administrado pela Secretaria da Saúde (Sesa), nesse domingo (15), foram registrados 122 casos suspeitos de Covid-19. Dos 185 casos notificados com suspeita do vírus em todo o Estado até o momento, 59 foram descartados.

Outros casos

O primeiro caso da doença foi de uma paciente de 37 anos, que cumpriu o isolamento e foi liberada. O segundo foi de um homem que mora na Inglaterra e veio ao Estado para visitar os familiares. Ele chegou no dia 02 e começou a apresentar tosse, coriza e febre no dia 04 de março.

Ele viajou a São Paulo horas antes de receber o resultado positivo. Porém, já foi localizado pela Polícia Federal e encontra-se em isolamento num hotel da capital paulista.

Já o terceiro caso é um homem, morador de Linhares, que não viajou para exterior e é cunhado do segundo paciente. Ele contraiu a doença, após o homem não ter cumprido o isolamento.

Situação de Emergência

Na última sexta-feira (13), o governo do Espírito Santo decretou situação de emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (16), algumas medidas serão adotadas para prevenir os pacientes da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde, que monitora constantemente os casos de infecção da doença, criará uma Sala de Emergência para tratar os pacientes que forem infectados. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) acompanhará os possíveis casos da doença e trabalhará a conscientização nas escolas a fim de prevenir a infecção. Já a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) também intensificará os trabalhos nos presídios estaduais.

casagrande e nézio
O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informaram as medidas adotadas no Estado contra o coronavírus. – Foto: Hélio Filho / Secom

“O decreto estabelece emergência e permite que a gente seja mais rápido nos procedimentos administrativos. Ele cria a sala de situação de emergência e nos permite tomar medidas, se for preciso, de requisição, de espaço, de serviço e fazer o pagamento de indenização à posteriori. O decreto também nos dá instrumento para que a gente possa agir como governo do Estado na hora em que a gente precisar”, destacou o governador Renato Casagrande, durante uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira.

Leitos

Segundo o Folha Vitória, o governador afirmou que o Estado reservou pelo menos 120 leitos para tratamento da doença ou como suporte. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, possui 24 leitos de UTI e semi-intensivo reservados para pacientes com o novo coronavírus.

Já o Hospital Estadual Dório Silva, também na Serra, está em obras para que sejam disponibilizados 36 leitos de UTI, reservados para pacientes com Covid-19, e 14 vagas individuais para isolamento dos pacientes. Também serão disponibilizados 15 leitos de semi-intensivo.

Em Vila Velha, o Hospital dos Ferroviários terá entre 15 e 30 leitos isolados. Já em Cariacica, o Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac) disponibilizará 40 leitos para dar suporte à saúde no Estado.

E no interior do Estado, três hospitais de referência contarão com leitos para pacientes com o novo coronavírus: Roberto Silvares, em São Mateus, Santa Casa de Cachoeiro e Silvio Avidos, em Colatina.

Brasil

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (15) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 200 casos. Ao todo, 1.913 suspeitos e
1.486 casos descartados.

No relatório, São Paulo é o Estado com o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68% de todos os casos no país. Já o Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 24.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade