27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Segundo caso confirmado de coronavírus no ES

O paciente reside na Inglaterra e veio ao Estado para visitar parentes. Ele permanece em isolamento domiciliar até os sintomas acabarem

Mais um caso de coronavírus foi confirmado no Espírito Santo, sendo o segundo caso da doença no Estado. O paciente é um homem que reside na Inglaterra e veio visitar familiares.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o paciente está em isolamento domiciliar e sem apresentar sintomas graves. Além disso, a recomendação é que ele permaneça em casa por 14 dias, período de recuperação.

- Continua após a publicidade -

Ele chegou em Vila Velha no último dia 02 e no dia 04 apresentou alguns sintomas. Após continuar se sentindo mal, no dia 06 de março a vítima procurou uma Unidade de Saúde e desde então era considerada um caso suspeito.

Com essa nova atualização, a Sesa possui dois casos confirmados, 48 descartados e 21 em investigação. A secretaria esclarece, ainda, que todas as medidas adotadas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do COVID-19 estão sendo executadas, tanto pela Rede Pública quanto pela rede privada de saúde.

Brasil

O Ministério da Saúde divulgou na manhã dessa quinta-feira (12), durante entrevista à imprensa, que há oito novos casos confirmados do coronavírus no Brasil. O número subiu de 52 para 60. Os novos registros são do Paraná (seis casos) e no Rio Gande do Sul (mais dois pacientes).

Atualmente são monitorados 930 casos suspeitos e 947 foram descartados. Do total de casos confirmados, nove (15%) são por transmissão local, quando é possível relacionar o doente a um caso confirmado; e 51 (85%) dos casos são importados, ou seja, de pessoas que viajaram ao exterior.

Os casos confirmados no Brasil estão divididos em nove estados: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Bahia (dois), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro), Paraná (seis), Alagoas (um), Espírito Santo (um).

Como prevenir

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

*Da redação, com informações da Sesa e da Agência Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA