26 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

Prêmio “Mulheres do amanhã” fomenta empreendedorismo social

Além do reconhecimento da iniciativa feminina em várias áreas da sociedade, o prêmio quer dar visibilidade a causa da mulher

O prêmio Mulher do Amanhã foi lançado nesta terça-feira (24) durante o 1º Encontro Mulheres do Amanhã promovido pela ArcelorMittal Tubarão. O evento, realizado no Teatro Universitário, em Vitória, contou com a palestra da professora e autora do livro “Educação e Empreendedorismo Social: um encontro que transforma cidadãos” Maria Flávia Bastos.

O gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucional, João Bosco Reis da Silva, destacou que a iniciativa quer dar reconhecimento e visibilidade as pessoas que seguem atrás de seus sonhos.

- Continua após a publicidade -

“Ninguém tem o direito de tirar o sonho de uma pessoa. Nós podemos trabalhar duro, mas não precisamos ser duro com as pessoas. Eu acho que a vida precisa ser mais leve. Por isso, tenho satisfação em apresentar esse prêmio e reconhecer atitudes de mulheres que buscaram colocar em prática uma vida compatível com que elas desejam”, destacou o gestor.

Bosco também ressaltou a importância da mulher no seu próprio time. “Na equipe que eu lidero, nós somos 40 profissionais, sendo 55% mulheres. Dos três cargos de liderança que nós temos, todos também são ocupados por elas e não para ficar bem em algum relatório de sustentabilidade ou algo parecido. Todas as profissionais conquistaram as posições por mérito”, disse o gerente antes de apresentar os critérios para participação no prêmio.

A vice-presidente do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), Luciene Ottaiano, achou tanto a iniciativa do encontro quanto o prêmio ideias a serem difundidas. “Eu achei um evento sensacional que devia ter mais, em mais locais e para mais pessoas. Só realmente através da discussão e do conhecimento é que podemos evoluir, porque tudo que é falado e debatido fazem com que as pessoas a reflitam”, constatou.

Já para empresária Juliana Netto, sócia da Dona Eva Saboaria, o prêmio é um incentivo ao seu trabalho. “Essa é uma grande oportunidade para todas as mulheres e não só para quem está começando, mas para quem está seguindo um caminho de empreendedorismo. Eu acho que unidas a gente vai muito além do que a gente imagina”, expõe.

Prêmio "Mulheres do amanhã" fomenta empreendedorismo social
O gerente geral de Sustentabilidade e Relações institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, explicou os critérios do prêmio (Fotografia – Renato Cabrini)
Sobre o prêmio

O prêmio Mulheres do Amanhã é direcionado para negócios, iniciativas, ações e projetos implantados pioneiramente no Espírito Santo que tenham no mínimo 1 ano, e no máximo, 5 anos de existência, que transformem sócio ou ambientalmente o seu entorno, e que seja exclusivamente capitaneados por mulheres, residentes e domiciliadas no estado do Espírito Santo, e instituições também registradas no Espírito Santo.

O concurso premiará em quatro categorias: Privado – MEI (voltada para projetos de microempreendedoras individuais); Privado – ME (voltada para diretoras e/ou sócias de micro, pequenos e grandes negócios); Público (voltada para mulheres que atuam no serviço público, em todas as esferas municipal, estadual e federal no Espirito Santo); e Terceiro Setor (voltada para mulheres que comandam ONGs, associações, projetos e entidades sem fins lucrativos ou líderes comunitárias).

O júri avaliará os projetos com base na criatividade, sustentabilidade, impacto, qualidade e clareza do material apresentado e potencial de transformação, de acordo com as regras de cada categoria. Segundo um dos organizadores Marcelo Braga, da Liga de Marketing, no quesito criatividade, por exemplo, o objetivo é escolher um projeto inovador, singular no mercado, e que na questão da sustentabilidade demonstre impacto social, ambiental e cultural na sociedade.

Após análise dos projetos inscritos, no dia 30 de julho, serão anunciadas as finalistas, um total de 32 projetos selecionados, 4 (quatro) por cada categoria do “Prêmio Mulheres do Amanhã”. Todas participarão de um curso, em conjunto, ministrado pela Fundação Dom Cabral, sobre Gestão Econômica Financeira e Gestão de Performance. O resultado final com a premiação no valor de R$ 5 mil reais para um projeto vencedor em cada categoria será anunciado em agosto.


LEIA MAIS

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA