25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Novas atrações na Feira dos Municípios

Pronta para retornar ao Pavilhão de Carapina de 06 a 09 de junho, evento está ainda maior

Por Kikina Sessa

A feira, que reúne em um só lugar o que o Espírito Santo tem de destaque na gastronomia, arte e cultura, atravessou gerações, voltou com tudo em 2023 e chega ainda maior neste ano. Dentre as novidades, está o aumento da área do evento. Serão mais 3 mil metros quadrados apenas para a praça de alimentação e área de apoio, com food trucks e “comidas de rua”, e estandes com 27m² para que os municípios consigam mostrar ainda mais a sua cultura.

- Continua após a publicidade -

Além dos espaços que fizeram parte da estrutura no ano passado, como espaço flores, fazendinha, parque de diversões e palcos, o evento vai trazer espaços temáticos e áreas de convivência.

A edição 2024 da Feira dos Municípios busca resgatar as origens capixabas, reconhecendo e valorizando os diferentes elementos que compõem a cultura e resultam em uma comunidade diversa, com costumes variados, sons e sabores diversos.

A edição também promete celebrar os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, com um espaço temático dedicado exclusivamente aos imigrantes e suas heranças culturais.

“O evento já se mostrou grandioso, mesmo após muito tempo sem acontecer. Este ano, a expectativa é de que a feira cresça mais, seja ainda melhor e tenha um público ainda maior”, diz Bruno Carvalho, diretor Administrativo da Amunes.

Premiações

Seguindo a tradição, no último dia de evento, a Feira dos Municípios fará a premiação dos estandes, reconhecendo o melhor de cada região e o melhor dentre todas as regiões turísticas do Espírito Santo.

“Foi um prazer para Santa Teresa participar da Feira dos Municípios. Ganhamos o prêmio de município destaque da região. Temos certeza de que a feira será um sucesso este ano. Por aqui, todos da Secretaria gostam muito de participar”, revela Rodrigo Brito, secretário de Cultura e Turismo de Santa Teresa.

Na edição 2024, a competição também contará com uma votação popular, para que os visitantes tenham influência nas decisões.

Evento é apresentado nas regiões turísticas

Para promover este verdadeiro encontro das origens capixabas, a edição 2024 da Feira dos Municípios foi apresentada em primeira mão em cada uma das 10 regiões turísticas do Espírito Santo. A intenção dos organizadores é repetir a fórmula de sucesso e agregar novas atrações à estrutura.

As reuniões contaram com a presença de especialistas influentes na área do turismo, da cultura, arte, música e gastronomia, que são os pilares do evento. Prefeitos, secretários, representantes da Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo), Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também participaram dos encontros.

“Em tese, não teria Feira dos Municípios este ano, apenas em 2025. Porém, o governador Renato Casagrande fez questão que fosse realizada, atendendo também aos pedidos dos prefeitos. A Secretaria segue se empenhando para que as regiões estejam cada vez mais engajadas nesse processo”, comenta Flávia Cysne, subsecretária de Turismo do Estado.
A programação do evento deve ser definida em conjunto com os municípios, mas os preparativos já estão em curso. A Feira tem a realização do ES Convention e correalização do Sindiprom.

Números da edição 2023

Encontro das origens capixabas e manifestações da cultura do EstadoApós algumas décadas, a Feira dos Municípios retornou em 2023. Durante os quatro dias do evento, mais de 60 mil visitantes passaram pelo Pavilhão de Carapina e tiveram a oportunidade de conhecer 77 estandes dos municípios, além de curtir mais de 30 manifestações culturais e 20 atrações musicais capixabas.

A praça de alimentação também movimentou o evento. Foram 10 restaurantes e 20 cervejarias. O resultado foi a venda de mais de 30 mil porções e 50 mil copos de chopp. Além disso, o estacionamento solidário arrecadou mais de duas toneladas de alimentos, que foram doadas para as comunidades ao redor do Pavilhão de Carapina.

“Foi uma experiência maravilhosa, nem esperávamos que o evento fosse tão organizado e emocionante. Vendemos muito café e estamos muito animados para a edição deste ano!”, afirma Helena Moreno, presidente da Associação de Cafés Especiais de Ibatiba.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA