28.3 C
Vitória
sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

Você conhece o movimento “1% muda o mundo”?

O Sicoob está totalmente alinhado com os propósitos do movimento “1% Muda o Mundo”, que busca a promoção de um Brasil mais solidário e responsável

Por Robson Melo

Foi lançada em setembro uma relevante campanha global destinada ao setor empresarial que propõe o repasse de, ao menos, 1% do lucro líquido anual das organizações da iniciativa privada à filantropia corporativa. O movimento é liderado no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, IDIS, (idis.org.br), e pelo Instituto Mol (institutomol.org.br), organizações cuja missão é a promoção da cultura de doação no Brasil.

Já são signatárias do movimento, a Cyrela (institutocyrela.org.br), fama re.capital (famarecapital.com), Gaia Impacto (grupogaia.com.br), Grupo MOL (molgroup.info/en), Pantys (pantys.com.br), PwC Brasil (pwc.com.br), RD Saúde (rdsaude.com.br) e TozziniFreire Advogados (tozzinifreire.com.br) Outras estão em processo de adesão.

Outras organizações apoiam tendo assentos no comitê consultivo do movimento: Comunitas (comunitas.org.br), GIFE (gife.org.br), Benfeitoria (benfeitoria.com) e o Capitalismo Consciente Brasil (ccbrasil.cc).

- Publicidade -

O Compromisso 1% quer incentivar empresas a doarem e se posicionarem publicamente, acreditando que o exemplo pode também arrastar outras à mesma prática. Segundo o diretor do Instituto Cyrela, Aron Zylberman, as empresas que comprometidas com o 1% estão dando um excelente exemplo para que outras sigam o mesmo caminho. Ele afirmou: “como diz o escritor e filósofo americano Ralph Waldo Emerson, suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”

Você conhece o movimento "1% muda o mundo”?
Presidente do Sicoob ES, Bento Venturim: o Sicoob está totalmente alinhado aos propósitos do movimento ‘1% Muda o Mundo’ – Foto: Sicoob ES/Divulgação

Aqui no Espírito Santo, o SICOOB adotou esta estratégia de Responsabilidade Social Corporativa. “O Sicoob está totalmente alinhado com os propósitos do movimento ‘1% Muda o Mundo’, que busca a promoção de um Brasil mais solidário e responsável. A nossa participação é parte de uma responsabilidade que abraçamos junto com outras grandes empresas, porque está no nosso DNA a busca por uma sociedade mais justa, equilibrada e menos desigual”, disse o presidente do Sicoob Central ES, Bento Venturim.

LEIA MAIS
A controversa austeridade fiscal Argentina A controversa austeridade fiscal Argentina - A Argentina enfrenta sérias dificuldades para fortalecer suas reservas internacionais, o que prejudica sua capacidade de atrair investimentos estrangeiros
Tendências globais de consumo e o futuro do agronegócio brasileiro Tendências globais de consumo e o futuro do agronegócio brasileiro - Segundo pesquisa da Euromonitor, há cinco tendências globais de consumo para 2025 que também podem transformar o setor do agronegócio

No último Edital Social Sicoob ES foram destinados R$ 4,4 milhões que beneficiaram 200 projetos.

É oportuno neste mês em que acontece o Dia de Doar – celebrado sempre na terça feira seguinte ao Black Friday – dar visibilidade a estas iniciativas empresariais para também fortalecer o Movimento por uma Cultura de Doação.

O Dia de Doar ou Giving Tuesday, a Terça Solidária, objetiva chamar a atenção das pessoas, empresas e sociedade em geral para este gesto de solidariedade que não pode e nem precisa aguardar pelas emergências.

“O Compromisso 1% é um grande movimento para ampliar o engajamento de empresas na redução das desigualdades e na solução de desafios socioambientais no Brasil. Podem participar empresas de todos os portes e segmentos, com balanço auditado, que já doam ou que se comprometem a doar, em até 2 anos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil ou causas de interesse público”. (compromisso1porcento.org.br).

Portanto, atenção empresários capixabas, se engajem neste movimento. 1% pode, sim, mudar o mundo.

Robson Melo é presidente da Federação do Terceiro Setor Capixaba, FUNDAES

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba